domingo, 23 de novembro de 2008

Estância Salus e a Água Salus - Vidago – 1922


Este pequeno livro de 23 páginas, escrito por Artur Fernandes, médico e director clínico da estância hidrológica Salus-Vidago, foi impresso nas Oficinas de "O Comércio do Porto" em 1922.
Este médico começa por descrever o antigo hotel Salus-Hotel como um dos melhores hotéis do seu género e uma das principais estâncias de Portugal. Era o único hotel em Vidago com abundante e finíssima água potável.



Em baixo, temos um quadro comparativo entre a água Salus e as suas congéneres de Vichy. Pela sua composição química, determinada pela análise feita em 1921, podemos deduzir que a água Salus tem uma mineralização e constituição idêntica às suas congéneres de Vichy, mas de alcalinidade e mineralização total e superior a estas.


E por fim, ficamos a saber que esta empresa, Companhia Portuguesa das Águas - Salus-Vidago, tinha sede em Lisboa na Rua de S. Julião (edifício do Banco do Minho), 168, telefone 2688, e com depósitos em: Lisboa -Rua Correeiros, 67/69, Porto - Av. Rodrigues de Freitas, 180 e Ermesinde - Av. Rodrigues de Freitas. 
O seu depósito geral em Lisboa era a Pharmacia e Drogaria Peninsular, rua Augusta, 39 a 45.

(Este livro foi adquirido no ano de 2008, ao Toni de Braga)

1 comentário:

contraste toni disse...

Olá Júlio , os meus parabens pelo blog , fico sempre contente quando um coleccionador disponibiliza as coisas que vai adquirindo e as coloca a debate , é uma forma engraçada de dar a conhecer um pouco daquilo que temos ou foi em tempos o nosso País e a nossa cultura .
Fiquei também muito contente por ter colocado este livrinho .
A Vida é Bela - Sem dúvida um grande filme , também um dos meus favoritos .
Um abraço e até sempre .
Toni.