sábado, 3 de janeiro de 2009

Hotel Salus/Hotel do Golf

O Hotel Salus foi inaugurado no verão de 1918 e a sua construção deve-se ao financiamento de um empresário de nome Pereira Basto. Foi o segundo grande edifício hoteleiro a ser construído em Vidago, oito anos após a inauguração do hotel Palace Hotel. Mais tarde, o seu nome passa a ser Hotel do Golf.
No início, o hotel dispunha de cem quartos aproximadamente, todos luxuosamente mobilados, com luz directa, água canalizada e luz eléctrica. No primeiro piso do hotel, estava instalado o balneário com casa de duches, cabines para banhos de imersão alcalinos, carbo-gasosos, e para banhos de limpeza, gabinete próprio para massagens manuais ou vibratórias.
Nunca vi este hotel em funcionamento porque ficou destruído em 19 de Março de 1967, devido a um grande incêndio.

Agora, aqui ficam alguns postais e imagens da minha colecção sobre este hotel...
Bilhete Postal da edição Companhia Portuguesa das Águas Salus (Salus), enviado de Vidago para o Porto, em 18 de Setembro de 1928, custo de selo 40 centavos. E como o postal diz "Bebam Água Salus (Vidago) a melhor das águas minerais"!
Bilhete Postal da edição Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas - Porto, fabricado na Alemanha e fotografia da Foto Alvão (Porto).
Bilhete Postal da edição do Hotel Avenida-Vidago, enviado de Vidago para Macieira-Liz (Leiria), em 23 de Junho de 1946, custo de selo 30 centâvos. Feito em Chaves na Foto Alves.
Etiqueta do Hotel do Golf da década de 50. Este tipo de etiqueta servia, por exemplo, para colar nas malas, envelopes, etc.

Esta imagem do Hotel do Golf é a folha, do mês de Setembro de 1958, do calendário da empresa Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas. Foram impressos 45.000 exemplares na tipografia Bolhão-Porto.

(calendário e etiqueta adquiridos na Livraria Chaminé da Mota - Porto)

3 comentários:

JFM_OLI disse...

julio estou no 5 ano de arquitectura e quero intervir neste edifício mas não consigo informação histórica referente a plantas e alçados, já estive varias vezes em vidago tentando conseguir informação nas diferente entidades mas ninguém me consegue facultar isso, o que me parece impossível de um edifício daquele porte e valor histórico. se o julio tiver alguma informação e me possa facultar fico de todo agradecido. fiquei maravilhado com o edifício e tenciono propor uma requalificação e ampliação utilizando o modelo que existe. tal só e possível se conseguir informação o que se esta tornar uma tarefa muito difícil.

cumprimentos

JFM_OLI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Ramiro disse...

Eu acho que temos que apoiar a preservação do espaço antigo é histórico. Eu tenho um cachorro que gostaria de correr ao redor do campo de golfe. Ele corre muito e, em seguida, tem fome, então tem que comer seus rações.