sábado, 7 de fevereiro de 2009

João Oliveira Cruz

Estou muito contente porque finalmente consegui adquirir o livro “Vidago – sua história, origem e formação” do autor João Oliveira Cruz.

Muitos vidaguenses conheceram ou já ouviram falar sobre este Senhor, a quem Vidago lhe deve muito pela sua paixão e dedicação.

Eu, pessoalmente, não tive a honra de o conhecer mas conheci o seu filho, Délio Cruz, ex-proprietário da loja “Ciclo Comercial”. O sr. João Cruz, nasceu a 5 de Dezembro de 1900 e faleceu em 2 de Janeiro de 1983 e casado com Rita Oliveira. Foi dono de uma das mais conhecidas pensões de Vidago-Pensão Termas, antes com a designação de Pensão Sonim.

Foi o único representante das motorizadas Pachancho de Braga, e como ele comentava “são as melhores do mundo!”. João Cruz marcou, também, Vidago por ser o primeiro possuidor de automóvel.

Um bem-haja a este grande e saudoso, João Oliveira Cruz.





E a sua dedicatória...

(livro adquirido na livraria Chaminé da Mota - Porto, em Fev. 2009)

5 comentários:

Anónimo disse...

Conheci o "velho" Cruz, em cuja pensão frequentei com meus avós, durante cerca de dez anos dos 30 em que iam a águas. Era eu criança e ele já sexagenário. Possuo um destes livros com uma dedicatória autógrafa do autor do ano da época da edição. Homem educadíssimo, criava periquitos numa das portas laterais da pensão.Tempos que não voltam mais. Para quando a justa homenagem a um dos maiores promotores da estância?

Renato Fraga disse...

Sendo seu sobrinho-neto, apesar da diferença de idade posso afirmar que conheci bem o meu tio. Sei de inúmeras histórias suas, que o apresentam como uma pessoa invulgar. Desconhecia o livro em causa, tendo curiosidade no mesmo. Cumprimentos. Renato Fraga

Renato Fraga disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Renato Fraga disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Renato Fraga disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.