terça-feira, 9 de junho de 2009

"Aldeia da Minha Vida" - Participação

ALDEIA DA MINHA VIDA - MEU VIDAGO


A natureza favoreceu, generosamente, Trás-os-Montes não só com as suas belezas, mas também com um tesouro escondido e de precioso valor: as fontes medicinais de Vidago.

Vidago é um ponto de referência do coração de Trás-os-Montes, ocupando uma posição ideal, como lugar óptimo de refúgio para aqueles que procuram o descanso e a cura de certos males. Chamam-lhe, com propriedade, a “Vichy portuguesa”, expressão que a verdade experimental confirma.

Com uma altitude de 350 metros, mas tendo a protegê-la elevadas montanhas pelos lados nascente e poente, nunca é sacudida por ventos fortes. As temperaturas são de uma grande regularidade, não se notando afastamentos consideráveis entre as máximas e as mínimas.

Pela sua situação e condições especiais, Vidago constitui uma capital centro de turismo, As belezas naturais que a envolvem, os meios fáceis de comunicação, a existência de algumas unidades hoteleiras e de novos projectos turísticos, tudo, enfim, se conjuga para tornar as termas de Vidago numa das melhores estâncias termais da Europa.

Hoje, Vidago e os Vidaguenses esperam ansiosamente por melhores dias, a reabertura de hotéis e de outros complexos turísticos são factores importantes para esta economia local.

Esta vila merece voltar a ter a mesma relevância que teve no séc. XX. Por isso, vamos unir forças, criar ideias e iniciativas como esta para que Vidago, assim como, todas as aldeias e vilas portuguesas não sejam esquecidas.











Obrigado e um bem haja!

Júlio Silva
Nota: Este texto e imagens fazem parte do concurso da blogagem colectiva do blog "Aldeia da Minha Vida", onde estarão outros textos a concurso.
A votação decorrerá entre os dias 10 e 28 de Junho no blog http://www.aldeiadaminhavida.blogspot.com/ bastando deixar um comentário identificado (nome e email). Para mais esclarecimentos sobre este concurso consulte o respectivo blog.
Já agora, o prémio é um fim de semana para 2 pessoas na Pousada de Monsanto!
Vamos a votos e que ganhe o melhor.

5 comentários:

Marta disse...

também tenho Vidago no coração!

no entanto, a aldeia da minha vida é outra :)

gostei de ler! a blogagem, para mim, vale tb por todas esta troca de conhecimentos.

castela (Portugal Notável) disse...

Olá amigo
Belo texto, também gosto muito de Trás-os-Montes (tal como do Alentejo primaveril), passarei a segui-lo porque o meu blog ainda está muito pobrezinho no que a Trás-os-Montes diz respeito.
Tb. faço parte da blogagem colectiva

Carlos Caria disse...

Caro Julio,
Bom trabalho o seu sobre Vidago.
Tenho nas suas crónicas sobre Vidago uma atenção especial na sua leitura, bem como nas imagens que publica, devido ao meu interesse pelo colecionismo dos copos das águas das termas Portuguesas.
Parabéns e que continue por muitos e bons anos este seu trabalho.
Abraço amizade
Carlos Caria

Tite disse...

Venho dar-lhe os parabéns pela inclusão do seu texto nas Aldeias de Portugal.
Não tanto pelo texto pois acho que muito poderia ser dito à cerca daquela que para mim não será tanto uma aldeia mas umas termas lindíssimas e que estão, como diz, muito abandonadas mas, mesmo assim, continuam lindas a merecer serem visitadas e frequentadas.
Já não vou lá há uns anos mas como natural de Pedras Salgadas imagine que sei do que fala no seu texto.
Voltarei porque quero acompanhar o seu amor a Vidago.

Anónimo disse...

Desde ja gostava de dizer-lhe que aprecio e gosto do seu "BLOG SOBRE VIDAGO" E Quanto ao seu texto sobre VIDAGO e bonito mas so e pena que VIDAGO QUE JA E VILA DESDE 1919...TIVESSE QUE DESCER A "ALDEIA" PARA QUE PUDESSE PARTECIPAR NUM CONCURSO...MESMO ASSIM...PARABENS PELO SEU TRABALHO....