quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O saudoso "Texas" - anos 30

Hoje volto ao tema, o saudoso "Texas". Não sei, ao certo, de que ano é este postal da Foto Alves (Chaves) mas deverá ser dos anos 30 do século passado.
Agora vou comprar o bilhete que ainda apanho o comboio!

(E mais uma viagem para Vila Real...boa viagem!)

2 comentários:

Fernando disse...

Se eu " mandasse "... !!!

Porque me orgulho da nossa História, do nosso passado , dos feitos dos nossos antepassados ... por isso gostaria de manter viva a sua memória.

Eu sei que hoje o que vale são as consolas e os computadores e tudo mais que é virtual e que desligando um simples botão não deixa qualquer rasto.

É bom que se guarde e partilhe este saudoso passado, não permitindo que o que alguns conservaram tão cuidadosamente seja jamais destruido.

Se eu " mandasse " .... esta linha do Corgo seria hoje ainda a "Joia da Coroa".

Se eu " mandasse" Portugal teria uma verdadeira rede ferroviaria que serviria tudo e todos e não seria fonte de ruína mas sim fonte de orgulho da Nação!!!

... mas eu não mando !!!!!

Luis Goncalves disse...

que belas fotografias ! conheci bem este comboio e esta grande linha, pois ia passar os veroes á terra da minha mae em Canedo-Ribeira de Pena, saindo em Vidago. Foi um crime terem encerrado esta linha sem a terem actualizado e retirando-a assim da sua obsolescencia...mas conclui-se agora que eram estes os planos que os governos de então tinham para muitas linhas e ramais em Portugal (cerca de 14/15 foram desactivados entre 1988-1992), e com a conivencia comprometedora de muitas autarquias e até gentes que se limitaram a encolher os ombros (e ainda encolhem hoje em dia....).

O relançamento da ferrovia (em moldes actuais) nesta zona de Tras-Montes é obviamente de vital importancia economica e social para nao falar da ambiental. Acho muito estranho que por estas paragens nao esteja lançado o debate e as intenções em torno deste assunto. Nem que no minimo se começasse por falar do aproveitamento turistico da ferrovia ainda por cima em paragens que já de si só teriam a beneficiar com a ferrovia. E certamente nao sao as ciclopistas que interessam. Parece que sómente interessam as estradas e autoestradas as quais vão saturando um territorio já de si pequeno - eis um estranho modelo de desenvolvimento, que qualquer pais moderno e consciente nao trilharia.

Luis Gonçalves