quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vidago Palace Hotel - 1910 - 2010

Conforme vos disse na semana passada, hoje vou publicar um bilhete postal do Vidago Palace Hotel e algumas notas interessantes sobre este hotel. Este postal, para mim, é um pouco tristonho, talvez por ser a preto e branco...mas paciência.

Bilhete Postal nº17


(bilhete postal da edição "VM&PS - Porto"- não circulado)

Notas do Hotel (1910)

Vidago Palace Hotel - Telefones

Não há sala ou quarto, na enorme vastidão do edifício, que não tivesse o seu telefone com acesso à uma estação central, fazendo as ligações pedidas com o pessoal da casa ou com qualquer outra sala ou quarto. Os telefones representavam uma inovação em hotéis portugueses, constituindo uma raridade mesmo em afamados hotéis do estrangeiro.

Vidago Palace Hotel – Energia Eléctrica

A instalação eléctrica foi montada pela empresa Limers, num edifício isolado e de construção adequada, produz electricidade por meio de duas máquinas de 45 cavalos cada uma. Na casa produtora da energia eléctrica, uma bateria de acumuladores alimentavam, só por si, 400 lâmpadas durante 5 horas.
No Vidago Palace Hotel, os candeeiros do 1º andar eram verdadeiros objectos de arte, manufacturados, de propósito, nas melhores fábricas existentes na Alemanha.

(notas retiradas da revista nº 233 da "Illustração Portugueza" de 8 de Agosto de 1910)

Bem, e por hoje é tudo e prometo voltar ainda esta semana, desta vez com uma fotografia.

Sem comentários: