segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pensão Oliveira - 1941

Aqui há dias comprei este bilhete postal da Pensão Oliveira. Para muitos esta pensão era a pensão Termas e para mim também mas no verso deste bilhete postal está impresso " Vidago - Pensão Oliveira". Durante várias décadas esta pensão era das pensões mais conhecidas da vila. No início esta pensão tinha a designação de Pensão Sonim e foi pertença de Francisco Pinheiro, pai de Manuel Pinheiro, natural de Sonim e que era mais conhecido por Maneca Sonim. Este edifício foi em tempos objecto de um processo judicial entre Francisco Pinheiro e João Oliveira, na qual era dirimida a sua propriedade. Este último ganharia o processo e terá transmitido a sua pertença aos seus sobrinhos. Consta que um deles, João de Oliveira Cruz, terá adquirido aos irmãos as restantes partes deste edifício. A partir daí a pensão passaria a chamar-se Pensão Termas ou Pensão Oliveira. Hoje, esta pensão continua com o mesmo nome (pensão Termas) mas o edifício é bem diferente...

(bilhete postal fabricado através de fotografia Kodak - 1941)

Este bilhete postal foi escrito pelo Sr. José d´Oliveira, em 30/12/1941, para o Sr. Prudêncio Costa (distinto comerciante) de Seia. Neste postal o Sr. José d´Oliveira e a D. Adelaide d´Olivieira desejam a este senhor e sua família boas festas e um ano novo feliz. O preço do selo foi de 30 centavos.

Um abraço e para aqueles que estão de férias, boas férias e se puderem passem por Vidago!

2 comentários:

Fernando disse...

A imagens de um postal , de um selo ou de uma simples fotografia por si só podem contar uma história. Se essas imagens tiverem algumas palavras escritas poderão contar-nos uma história ainda maior. Mas se tivermos essas imagens e essas palavras com o amigo Julio, então teremos sempre um momento de Cultura Histórica . Parabéns por mais esta sua partilha . ( estou quase quase convencido a comprar uma casa em Vidago ...) Fernando.

Anónimo disse...

Concordo completamente.
O conteúdo dos postais enriquece a tua colecção. São retrato e o testemunho fiel de uma época!

Tó Rodrigues