terça-feira, 7 de setembro de 2010

Garrafa "Água de Vidago"

Ao longo dos anos vamos assistindo a mudanças em tudo aquilo que nos rodeia, são as viaturas, os telefones, as televisões, embalagens de produtos, etc. Pois, também, as garrafas de água são exemplo disso e para o demonstrar, hoje trago aqui uma garrafa de "Água de Vidago" da Fonte nº 1 que datará, mais ou menos, de 1920 e outra de 2010.

A garrafa de 1920, de vidro acastanhado, era engarrafada pela empresa "Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas", com sede no Porto (R. Álvares Cabral, nº 399) e com o Depósito Geral em Lisboa (R. Dr. Estêvão de Vasconcelos, nº 58), e cuja a marca já era registada.

No seu rótulo podemos ler notas, tais como:
A água de Vidago, da Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas, premiada com medalha de ouro e diploma de honra nas exposições de Paris, Bordeaux, Viena d´Austria, Filadélfia, Rio de Janeiro, Londres, Barcelona, Madrid, Lisboa e Porto, é a mais alcalina, lítica, fluoretada e radio-activa da Europa.

Também consta no rótulo a sua composição química, por litro, (Prof. Charles Lepierre) e eram "Poderosamente Radio-Activas".

No pequeno rótulo está impresso: "Garrafas, Rolhas e Aparelhos de Engarrafamento, Esterilisados Pelos Mais Modernos Processos Científicos".

Outro pormenor impresso no fundo a vermelho: IMP. CONS. PAGO POR GUIA, isto é, o imposto de consumo era pago por guia.

(garrafa adquirida, em 2008, a um coleccionador da Maia)

Agora a garrafa de 2010, é mais simples, mais leve e mais prática, confesso! A empresa passou a ser a Unicer S. A., de Leça do Balio, a mesma empresa que produz a tão conhecida Super Bock!

No seu rótulo pode ler as seguintes notas:
Local de captação Vidago - Chaves
Conservar em local seco e fresco
Proteger da luz solar e calor
Consumir de preferência antes do fim de Abril 2011

Também consta a composição química, o símbolo da Marca Ponto Verde e o símbolo do Ecoponto Verde.

(garrafa adquirida, em 2010, num "supermercado perto de si")

Apesar dos anos que as separam, praticamente 90, para mim são ambas lindíssimas e sabem sempre bem quando estamos um pouco empanturrados!

E tudo isto desde 1886...

Um abraço a até breve...

4 comentários:

Carlos Caria disse...

Júlio,
Lindas como sempre estas peças de museu.
Abraço amziade
Carlos Caria

Rosário Pinto dos Santos disse...

Caro Júlio,
Cá ando pelo seu blog à procura de um mapa antigo da região, para ilustrar alguns documentos de marketing! Sugere alguma coisa?
Acerca da água: A água de Vidago vai surgir no mercado com uma nova imagem. O lançamento nacional será no dia 6 no hotel, na presença de todas as entidades oficiais e imprensa. A mim a nova garrafa parece-me muito bonita e elegante e vai acabar por levar o nome de Vidago aos 4 cantos.
Vai surgir diferente, mas muito bonita.
Até breve!
Rosário

Júlio disse...

Carrísima Dra. Rosário Pinto dos Santos,

Agradeço o seu comentário e para lhe poder responder acerca do mapa, por favor envie-me um email para vidago@iol.pt.
Obrigado e cumprimentos,
Júlio Silva

JM disse...

Bem interessante, tanto o post como o blogue.