domingo, 19 de setembro de 2010

A Ribeira de Oura

A Ribeira de Oura, antes da idade média, foi talvez conhecida dos Romanos, bem como todas as suas riquezas naturais. Aqui se cultivou a vinha com bons resultados, e foi certamente, por causa desta cultura que toda esta região era conhecida pelo nome de VITIS-AGRUM, campo ou terra de vinho, ou VIDIAGO, forma nominal esta do latim popular, da qual resultou VIDAGO, actualmente o centro mais importante da Ribeira de Oura.
Uma das mais antigas povoações de toda a Ribeira de Oura é Oura, encontrando-se entre o Monte Meão, o início do Monte Reigás e o vale percorrido pela ribeira a quem dá o nome. Na área desta freguesia ficam situadas as nascentes de águas minerais “Areal Fonte Maria” e “Salus” mas apenas as da fonte “Salus” são exploradas.
(bilhete postal da edição de "Augusto Rodrigues" Vidago - 11 de Setembro de 1953)

Esta parcela transmontana, toda ela rica em vinhedos, produzia há 40 anos atrás cerca de 10.000 pipas de vinho. Para esta produção foi importante a criação da Adega Cooperativa da Ribeira de Oura, que ficou equipada com os mais modernos apetrechamentos, custeada em 6.000 contos (30.000 euros), sob a dependência da Junta Nacional do Vinho.
A sua área abrange 29 Kms, estando incluídas na Divisão dos Serviços da Junta Nacional do Vinho as freguesias de Anelhe, Arcossó, Oura, Loivos, Selhariz, Vidago, Vilas Boas, Vilarinho das Paranheiras e Vilela do Tâmega.


A Adega Cooperativa da Ribeira de Oura, com sede em Vidago, foi constituída através do alvará aprovado por despacho ministerial em 19 de Maio de 1961.

Um abraço e até breve...

Sem comentários: