sábado, 4 de setembro de 2010

Vidago - vista do lado Sul (1912)

O blog "Meu Vidago" está de regresso depois de um mês de férias, e nada melhor do que um bilhete postal do Vidago. O bilhete postal de hoje é uma vista do lado Sul da vila, o que nos permite ver todo o vale da Ribeira de Oura, a estação da CP, o Grande Hotel de Vidago, o Vidago Palace Hotel e o centro da vila.

A região de Vidago é formada por um vale suficientemente amplo no seu comprimento, mas não muito largo e limitado por montes verdejantes e não muito altos, que não lhe tiram a luz. Nesta veiga, tudo se cultiva e se dá. A terra produz feijão, batata, milho, centeio e qualquer qualidade de hortaliça e sem esquecer as famosas nozes de Vidago que podemos encontrar à venda numa lojinha do Porto (perto do mercado do Bolhão)!

Para quem não sabe, Vidago fica ao fundo da encosta da Portela, que começa a ser acidentada desde do rio à Portela, que dá acesso para a outra encosta, a qual liga à aldeia de Vilarinho das Paranheiras, assim formando a encosta que vai de Sul para Norte.

(bilhete postal da edição de "Germano A. Costa" - Vidago - 1912)

Legenda: Vidago - Lado Sul (Ampla bacia que pessue as melhores aguas mineraes da Peninsula)

Este bilhete postal foi enviado, em 25 de Julho de 1912, de Vidago para a Rua da Prata, Lisboa. Outra curiosidade, é que este bilhete postal estava nas mãos de uma coleccionadora francesa, que depois de conhecer este blog contactou-me por email e decidiu oferecer-me este belo postal (ainda há boa gente).

Um abraço e até breve...

3 comentários:

Unknown disse...

Gostei de ver a fotografia hoje apresentada. O regresso à página "Meu Vidago" é sempre agradável.

amd disse...

Bem-vindo. E em forma! O postal é uma bela aquisição, com uma vista excelente.
Óptima surpresa.
Tó Rodrigues

Carlos Caria disse...

Bom regresso Júlio, e bom trabalho.
Já nos fazia falta estas delícias.
Abraço amizade
Carlos Caria