quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Vidago - Feira de Gado

Hoje, em Vidago, foi dia de feira, assim como há cem anos atrás. Hoje, porque é quinta-feira, e há cem anos atrás porque era o 3º dia útil do mês.
Há registos que nos dizem que as feiras, em Vidago, tinham lugar ao 3º dia útil de cada mês, passando depois a terem lugar aos 3 e 19 de cada mês.

Agora vejam, através desta imagem, como eram as feiras de gado em Vidago! Eu sei que os tempos são outros mas ficamos com a noção da importância que tinham este tipo de feiras para a economia local.



(Largo do Toural - Bovinos de raça Barrosã)

E como este fim de semana é a festa em honra de São Brás (Protector contra as doenças da garganta), deixo aqui um ditado antigo sobre esse Santo:

    O primeiro dia jejuarás
    O segundo guardarás,
    E o terceiro irás a S. Brás.


Provérbio do dia: Quando não chove em Fevereiro, nem bom prado nem bom celeiro.



Um abraço e até breve...

4 comentários:

Fátima Salvador disse...

Olá!Boa tarde!Lembro bem essas feiras do gado no toural,assim como as feiras no local onde se encontra agora a praça.Nessa altura o chão era de terra e rochedo.O dia de S.Brás penso que ainda deve ser celebrado no lugar de Anelhe.É bom recordar

Júlio disse...

Olá D. Fátima
Obrigado pelo seu comentário, seja sempre bem vinda a este blog.
Confirmo que em Anelhe festeja-se este fim de semana o S. Brás.
E como você diz, é bom recordar.
Cumprimentos do seu amigo,
Júlio Silva

Luis Goncalves disse...

Ola amigo Julio, eis um dos aspectos da vida em Vidago que nao conhecia. A bonita e pitoresca Vidago que fui conhecendo pelas muitas vezes que lá parei nas minhas viagens no comboio do Corgo. É sempre bom ver estas imagens ! um abraço e até breve !

Luis Goncalves

Unknown disse...

julio.lembro-me perfeitamente da feira do gado em vidago,no lugar do toural,ou seja no local aonde hoje existe o bairro social,era mais ou menos como na foto que publicas-te,um mar de gente.um abraco e perciste neste teu trabalho em divulgar a nossa querida vila.C.Alves