domingo, 27 de março de 2011

Vidago - Fonte nº 1 - 1910

Há dias, quando olhei e li este bilhete postal, decidi logo comprá-lo porque o mesmo teria pertencido a uma importante família da Beira - Família Paes do Amaral.
A família Paes do Amaral teve um enorme destaque na vida administrativa e política do concelho de Mangualde, eram vistos como os "Grandes Senhores da Beira". A dimensão da sua riqueza no séc. XVIII era enorme devendo-se quer às suas posses originais quer aos matrimónios entre famílias dominadoras de vastas quintas.
Voltando ao bilhete postal, o mesmo foi escrito em Setembro de 1910 e foi enviado para o último Senhor da Casa de Mangualde, José Maria de Sá Paes do Amaral Pereira de Meneses. Este Senhor nasceu a 28 de Julho de 1881 e casou com María Esther Susana Hermínia Solveyra y Tomkisnon de Alvear. Esta Senhora era originária de Buenos Aires mas deste casamento não nasceram filhos, manteve-se em Portugal até ao falecimento do marido em Lisboa em 3 de Dezembro de 1945, regressando à sua terra natal onde permaneceu até falecer em 24 de Março de 1970.



(Bilhete postal da edição de Germano A. Costa - Vidago - Setembro de 1910)
 
O bilhete postal foi escrito por um primo que estava em tratamento e hospedado no Vidago Palace Hotel e foi enviado para o Palácio Anadia, em Mangualde.
 
(Fotografia do Palácio Anadia - Mangualde)

O Palácio Anadia foi construído no século XVIII e foi erigido pela família Paes do Amaral. O interior está luxuosamente decorado, com azulejos e mobiliário da época. Tem em anexo a Capela de S. Bernardo datada do século XVII.
Foi classificado Imóvel de Interesse Público através do Dec. 95/78, Diário da República 210, de 12 de Setembro.

Um abraço e até breve...

Sem comentários: