domingo, 29 de maio de 2011

Fotografia do Artur Patrício - 1945 (2)

Mais uma imagem do saudoso Patrício, e hoje escolhi esta porque o tema tem muito significado para mim, e também para muitos de vocês.
A Praia de Vidago ficará para sempre na nossa memória como lugar de convívio e de tardes bem passadas à sombra dos amieiros. Quem não se lembra de umas feijoadas feitas logo no Domingo de manhã e levadas depois de carro ou a pé até às margens do rio para serem devoradas pelos adultos e pela canalha!
Depois, era ver os adultos a dormirem uma sesta bem merecida porque a feijoada estava boa e o tintol era "da minha adega", enquanto os putos brincavam com uma bola de cauchu à espera de poderem ir ao banho.
No rio era preciso ter cuidado porque tão depressa tínhamos pé como já não tínhamos e de vez enquando lá se ouvia uma voz "Ó Tonho bai ber a canalha, que anda no rio". Para tirar a canalha do rio era outra tarefa complicada mas bastava dizer "Vinde merendar que já tá pronto!" e lá iam eles com o passo acelerado com os olhos postos numa sande de fiambrino.
Por fim, quando o sol já se escondia por detrás de Pinho, era tempo de arrumar o farnel e de voltar para casa com o sentimento de um dia bem passado e de ouvir dizer "Prá semana boltamos cá com os primos que chegam da França mas trazemos um franginho assado..."

Um abraço e até breve...

1 comentário:

A. PEREIRA disse...

FAçO MINHAS PALAVRAS "A Praia de Vidago ficará para sempre na nossa memória como lugar de convívio...ATE ISSO SE PERDEU O "CONVIVIO ENTRE AS PESSOAS"....
UM ABRAçO...