quinta-feira, 23 de junho de 2011

Primeira Comunhão

Primeira comunhão é uma celebração, cerimónia religiosa de algumas denominações cristãs, nomeadamente da Igreja Católica Apostólica Romana, em que os cristãos participantes desta cerimónia recebem pela primeira vez o "Corpo e Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho", respectivamente (hóstia). Esta celebração também se chama de "Primeira Eucaristia" visto que os participantes recebem pela primeira vez o sacramento de Eucaristia. Após esta cerimónia, eles passam a poderem receber a Eucaristia, uma das celebrações centrais da Igreja Cristã.
Normalmente, antes de os cristãos receberem a Primeira Comunhão, eles têm que saber e compreender alguns princípios e conhecimentos fundamentais da Igreja, nomeadamente os 10 mandamentos, também os mandamentos da Madre Igreja, as principais orações, os 7 sacramentos, etc. Para se realizar este rito religioso é necessário que o catequizando faça a confissão dos pecados particularmente com o sacerdote, o que irá se repetir sempre que, o já catequizado, peque gravemente, para assim tornar a receber a Sagrada Eucaristia.

Em vidago, todos os anos, por esta altura, celebra-se este acontecimento e para recordarmos um desses anos, fica aqui um fotografia de grupo tirada em frente à igreja.


Esta fotografia foi gentilmente cedida pelo meu amigo António Lobo da Silva.

Um abraço e até breve...

2 comentários:

amd disse...

Também tenho uma foto da minha 1ª comunhão. Estou de luvas, livrinho e vela na mão. E com ar o mais triste deste mundo...
Como diriam hoje: "G'anda seca!"
Tó Rodrigues

Fátima Salvador disse...

Reconheço algumas das caras que estão nesta foto.Há uma que chamou a minha atenção.No grupo dos rapazes está o meu primo,que é o que está na 1ª fila,e é o do meio.A minha 1ª comunhão foi três anos após esta.

F.Salvador