quarta-feira, 21 de setembro de 2011

75 anos de Golfe em Vidago

Há mais de um século atrás em Portugal, o golfe era uma modalidade exclusiva de uma mão-cheia de empresários ingleses e outra de aficionados portugueses que aderiram precocemente. Tratava- se de uma elite restrita que se dedicava a este desporto, em campos que deixavam ainda muito a desejar. Desde o pioneiro Oporto Golf Club, passando pelo Club de Golf do Estoril, pelo Club de Golfe de Miramar, até aos campos da Madeira, dos Açores e do Algarve, o golfe foi conquistando território e adeptos de todas as idades.

Em Vidago, essa conquista deu-se em 1936 quando junto ao hotel Vidago Palace Hotel e no vale de Oura nasce o primeiro campo de golfe .

Este campo de golfe, com então 9 buracos, foi redesenhado pela firma Cameron & Powell a partir dum original do famoso e conceptuado arquitecto Mackenzie Ross. Durante as décadas de 30, 40, 50 e 60, o mesmo foi palco de vários torneios muito participados por gente que escolhia Vidago para fazer termas e passar as suas férias de Verão.

Presentemente, o percurso foi totalmente reconstruído de acordo com as especificações da USGA, tendo sido transformado num campo Par 72, potenciando a realização de campeonatos internacionais, mantendo a identidade do desenho original e reflectindo fielmente a beleza, as qualidades únicas para a prática deste desporto, o espírito e o sinal distintivo do lugar.

Uma imagem de marca deste campo são os muros de suporte de todos os tees, construídos em pedra e as árvores centenárias que foram conservadas na sua quase totalidade e que nos dias quentes de verão nos atraem para debaixo do seu manto verde.


(Golfe de Vidago - fotografia do livro Golfe em Portugal - 120 Anos de História)

Para comemorar esta data o Vidago Palace Golfe Course será palco, de 6 a 10 de Outubro, de prestigiantes troféus que, assinalam os 75 anos de Golfe em Vidago.


Para ficar a saber como participar e conhecer todos os detalhes do programa Aceda ao link .
 
 
 

Um abraço e boas tacadas...

Sem comentários: