segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Linha do Corgo

Este post é dedicado a todos os amigos, ex-utentes, apaixonados por comboios, defensores do regresso do comboio à linha do Corgo e em especial ao meu amigo Luís Gonçalves, grande lutador da causa "QUEREMOS O REGRESSO DO COMBOIO À LINHA DO CORGO"

Linha do Corgo

A linha do Corgo é de via estreita e ligava as estações da Régua e Chaves, num total de 96,350 Kms.
O desejo dos transmontanos na construção desta linha é demonstrada pelas concessões que chegaram a ser dadas a Maximiliano Shereck (1873) e a Alberto da Cunha Leão e Júlio Cabral (1897) para construção da via-férrea entre Viseu e Vila Real. No entanto, não se conseguiram progressos nesta linha, mas o despacho do Governo de 19 de Dezembro de 1873 e publicado um mês mais tarde, dava permissão a Maximiliano Shereck para construir um caminho-de-ferro americano na Estrada Real nº 7, entre a Régua e Vila Real.

Mais tarde, em 2 de Maio de 1875, e através de escritura esta concessão passa para a Companhia Transmontana, empresa criada para esse efeito pelo anterior concessionário e João V. da Silva, membros da direcção da nova companhia, com sede no Porto.

A Companhia Transmontana iniciou a construção desta linha em 19 de Fevereiro de 1875. Este caminho-de-ferro para caros de sistema americano e puxados por animais iria ter uma extensão de 26,400 Kms., bitola de 900 mm e as seguintes estações: Vila Real, Cumeeira, Banduja, Stª Marta de Penaguião e Régua.
Após a conclusão da sua construção da linha foi inaugurada, num Domingo, 26 de Setembro de 1875. A viagem entre a Régua e Vila Real demorou 2H45!

Só em 1890 é que os transmontanos voltaram a sonhar com um novo caminho-de-ferro para a sua região, com o Governo a decidir quais as linhas a construir a norte do rio Mondego, sendo a linha do Corgo uma das escolhidas e ficando assente que iria somente até Vidago e que esta seria um complemento da linha do Douro. Mas acontece que, no concurso aberto em 1902, previa-se a construção de uma linha ferroviária a começar na Régua, passando por Vila Real, até Chaves, e seguindo até à fronteira com a vizinha Espanha.

A linha, a cargo dos Caminhos de Ferro do Estado, começou a ser construída a partir do dia 17 de Fevereiro de 1903, mas seriam necessários 7 anos para que a 1ª fase fosse concluída. Esta 1ª fase foi inaugurada a 20 de Março de 1910 e chegaria até Vidago, embora o comboio já chegasse a Vila Real, desde 1906.




Devido a perturbação que a 1ª Guerra Mundial (1914-1918) provocou no nosso País e a indecisão quanto ao trajecto a adoptar até Chaves, só em 28 de Agosto de 1921 é que a locomotiva chegaria a Chaves.





Entre Chaves e Vila Real, a população desta região transmontana servida por este meio de transporte ficaria sem ele, devido ao seu encerramento, a partir de 1 de Janeiro de 1990.

O troço restante, entre a Régua e Vila Real, foi encerrado pela operadora Rede Ferroviária Nacional a 25 de Março de 2009, por questões de segurança, tendo apanhado de surpresa as populações e autarquias que eram servidas por este meio de transporte.

O MCLC - Movimento Cívico pela Defesa da Linha Corgo, já disponibilizou uma Petição Pública pela Linha do Corgo.

Para assinar a Petição basta clicar aqui, é simples e importante.

Um abraço e boas memórias do saudoso Texas...

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