domingo, 14 de outubro de 2012

Salus, Deusa da Saúde

Deusa Salus
SALUS - Divindade alegórica romana. Personificava a saúde, a prosperidade e o bem-estar público. Era invocada pelos doentes e pelo Estado romano, quando se apresentava um problema grave. Foi identificada com a deusa grega Higia.

Num segundo senso, personifica a prosperidade em geral. Num terceiro sentido, ela é a deusa do Bem-Estar Público (Salus Publica,Romana ou Augusta). Assim, um templo lhe foi consagrado em 307AC pelo censor C. Iunius Bubulcus, na colina do Quirinal, que foi mais tarde decorado com pinturas por C. Fabius Pictor. Ela foi cultuada publicamente em 30 de abril, em conjunção com a Pax, Concordia e Jano.

Salus é representada como Fortuna, com um leme, um globo a seus pés, e as vezes sentada erguendo uma patera em libação sobre um altar, em torno do qual uma serpente se enrola. A deusa Strenia entre o sabinos é a equivalente da Salus romana.
 


Salus era casada com Esculápio, o Deus da Medicina e da Cura. Juntos, tiveram cinco filhas: Higéia, deusa da Higiente, Iaso, deusa da recuperação e Panacéia, deusas (três) de todas as Curas.








Em vidago, Salus foi o nome de um antigo apeadeiro da CP,



Nome de uma Fonte e de um Hotel,



E claro, nome das nossas Águas gasosas naturais,



Um abraço e até breve...

Sem comentários: