terça-feira, 18 de novembro de 2014

Vidago, na Baixa do Porto!

Na Baixa do Porto há algumas "Mercearias Finas" que apostam no comércio de produtos de outras regiões. Do fumeiro ao mel, das compotas ao artesanato e peças decorativas, as lojas procuram divulgar e trazer aos portuenses um pouco da sua tradição. Uma dessas mercearias chama-se "Comer e chorar por mais" e é uma das casas mais antigas da cidade do Porto. A loja, onde ainda prevalece um ambiente do princípio do século XX, é conhecida pelos produtos transmontanos.

Já há alguns anos, no início de Novembro, é possível encontrar nozes transmontanas, e de Vidago!

Este ano não resisti e lá fui eu perguntar à funcionária mais antiga da loja, Conceição Ferro, se as nozes eram mesmo de Vidago ou dos arredores.

Conceição Ferro respondeu-me:
 -Sim, as nossas nozes são de Vidago! E o Senhor conhece Vidago?
- Conheço sim, minha senhora!
- Então, se conhece, estas nozes são do Sr. Rui, filho do falecido Sr. Lopes, e são um luxo!
- Obrigado, fiquei contente em saber. Não vou comprar mas posso tirar uma fotografia?
- Claro, só pelo ar de felicidade do senhor, pode tirar as que entender!

E, lá tirei do bolso o meu “smartphone” para fotografar as belas nozes de Vidago!



Parabéns ao Rui Lopes por conquistar, com as suas nozes, uma das “Mercearias Finas” mais procurada e visitada da Baixa Portuense.



A loja fundada em 1912, na rua Formosa, já foi papelaria, casa de cafés e chás e mercearia. Em 1970, passou a loja de produtos alimentares e até hoje só vende produtos nacionais. Em 2013, "Comer e chorar por mais" foi distinguida pela "Revista dos Vinhos" como a melhor casa de produtos regionais do país.

Um abraço e até breve...

Sem comentários: