quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Fonte nº 2-A

A Fonte nº 2-A obteve o seu Alvará em 25 de Março de 1914.



(Bilhete postal da edição "Empreza das Águas de Vidago" fabricado nas oficinas do "Comércio do Porto" - não circulou)



Aqui a Fonte 2-A transformada em Pavilhão do Golfe

(calendário de bolso de 1971)



Um abraço e até breve...

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Chegou o Outono...

O outono chegou, mais concretamente hoje às 9h20, conforme refere o Observatório Astronómico de Lisboa. E com ele as folhas das árvores começam a cair, as que ficam tornam-se amarelas, laranja ou até avermelhadas e lentamente as árvores despem-se, como que a abrir caminho para o inverno. Mas, o dia de duração exactamente igual à noite, que marca os equinócios, só acontece no sábado, já que hoje houve mais oito minutos de sol.



Logo que o outono venha, procura a lenha!


Outono quente traz o diabo no ventre.


O outono irá ficar três meses, mais precisamente, 89,81 dias. O inverno vai substitui-lo no dia 22 de Dezembro, às 4h48.

Um abraço e bons passeios outonais...

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Pavilhão da Fonte Salus

Hoje, recordamos o descobridor das águas Salus, José Pereira Bastos, e que constituiu uma sociedade para exploração da sua fonte, com a firma Bastos & Azeredo, C.A..


(Bilhete postal da edição Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas - Foto Alvão - fabricado na Alemanha - não circulou)

Esta empresa explorou as águas Salus entre 1913 e 1925, tendo sido transmitida à empresa "Companhia Portuguesa das Águas Salus" a concessão da licença para a exploração das nascentes de águas minerais denominadas Salus. Em 1934, a VM&PS adquiriu a totalidade do capital da Companhia Portuguesa das Águas Salus, tendo gerências autónomas mas sob a direcção  do mesmo conselho de direcção. 

Um abraço e até breve...

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Praia de Vidago

Agora, que o verão está preste a dizer-nos adeus este ano, escolhi publicar este bilhete postal adquirido durante as minhas últimas férias.

Trata-se da "Praia de Vidago" e do nosso rio Tâmega. A fotografia que deu origem ao postal é da autoria de Otto Auer, fotógrafo alemão, que passou por Vidago entre 1939/1940.

(Bilhete postal da edição Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas - Foto Otto Auer - fabricado na Alemanha - não circulou)

Um abraço e até breve...

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Torre do Coto

Hoje, trago-vos um bilhete postal de uma edição para a "Casa Rodrigues - Vidago". Como já referi em post anterior, a Torre do Coto foi inaugurada em 4 de Agosto de 1957, sendo o lançamento da sua primeira pedra em 20 de Janeiro de 1950. É relevante dizer que toda esta obra foi voluntariamente financiada pelo povo de Vidago.



(Bilhete postal da edição Foto Bilus - Chaves para a "Casa Rodrigues - Vidago" - 10/09/1968)

Aproveito, também, para evocar os nomes de Amílcar Monteiro (arq.), responsável pela sua concepção, o empreiteiro Joaquim Pimenta, D. Berta Pião Lopes, foi a madrinha da Torre, Joaquim Gonçalves e Domingos Gonçalves, membros da comissão promotora e ambos falecidos durante a sua construção.

Para começar Setembro, deixo aqui uns provérbios sobre este mês:

"Nuvens em Setembro: chuva em Novembro e neve em Dezembro"
"Em Setembro, cara de poucos amigos e manhã de figos"
"Em Setembro ardem os montes e secam as fontes"

Um abraço e até breve...