A locomotiva a vapor de via estreita CP E205, foi construída pela empresa alemã Henschel & Sohn em 1913, e durante muitos anos subiu e desceu as serras transmontanas (ex linha do Corgo), trazendo e levando pessoas.
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(Julho de 1974 – Comboio regional rebocado pela locomotiva a vapor CP E205 na estação de Vidago | Foto de Werner Hardmeier)
Mas, infelizmente, reformou-se na estação da Régua e por ali passou alguns anos até que a CP – Comboios de Portugal, EPE ofereceu-a ao museu Vasco del Ferrocarril, caso contrário teria sido desmantelada!
(Estado da locomotiva a vapor CP E205 na estação da Régua em 1996, antes de seguir para o Museu Vasco del Ferrocarril | Foto de M. Kißler)
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Em 1997, a locomotiva chega a Azpeitia, no País Basco (Espanha) para ser restaurada no Museu.
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(1997 chegada ao Museu Vasco del Ferrocarril da locomotiva CP E205 | Foto de Juanjo Olaizola)
(Montagem da caldeira original da locomotiva CP E205 após ter sido restaurada nas instalações do museu | Foto de Juanjo Olaizola)
(2014 Locomotiva CP E205 / “Portugal” nas comemorações do 20º aniversário do Museu Vasco del Ferrocarril | Foto de Víctor Martín)
O Museu Vasco del Ferrocarril é o responsável pela exploração do troço Azpeitia-Lasao desde a sua reabertura em 1998, cujo serviço é prestado pelo material circulante histórico pertencente ao museu. Desse material circulante histórico fazem parte esta locomotiva a vapor E205 e a automotora diesel de via estreita CP 9301 (ex Linha do Tua), construída pela empresa holandesa Allan em 1954.
Um abraço e até breve... |
1 comentário:
Fantástica E205 em Azpeitia,tive a sorte de a visitar ao pormenor e seguir nela até Lasao, em 2017, felizmente que não parou no sucateiro em Portugal 😢🚂🚂
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