quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Mercado em Vidago | Mota Urgeiro

A publicação de hoje é dedicada ao impressionismo em Portugal, mais concretamente ao pintor Mota Urgeiro.

Joaquim Mota Urgeiro nasceu no concelho do Fundão, na aldeia da Barroca, em 1946. Aí frequentou a escola primária, de onde saiu para o Seminário do Verbo Divino. O internato no seminário proporcionava, pois, um ambiente propício à descoberta e prática, tendo sido aos 15 anos que a pintura se revelou parte da sua vida. Passou pela aguarela, mas é na pintura a óleo que consegue transmitir os sentimentos e emoções das paisagens que o inspiram.

Na sua obra, como um reflexo da sua vida, encontramos a tranquilidade das paisagens naturais e da vida no campo, principalmente das actividades rurais e ainda rudimentares, e o fascínio dos contrastes citadinos, todos pautados por jogos calados de sombra e de luz.

E uma das suas obras leva-nos até ao Largo do Olmo, onde o pintor retratou um dia de mercado.

(Pintura a óleo sobre madeira, assinada, título "Mercado em Vidago", com 24X30 cm)


Joaquim Mota Urgeiro é considerado o expoente máximo do impressionismo em Portugal, como reconhecimento pela qualidade artística das suas obras de arte, foi premiado com a Medalha de Ouro da Sociedade Nacional de Belas Artes em 1973. Vive, actualmente, no Algarve, concelho de Lagoa.


(Pintura a óleo, título "Rio Tâmega - Chaves", com 70X90 cm)


Mais um motivo de orgulho para a nossa região, quando sabemos que artistas se inspiraram com a beleza e sossego das nossas aldeias e paisagens.



Um abraço e até breve...

Sem comentários: