sábado, 8 de fevereiro de 2020

Datas e Factos Autárquicos | 1927

Esta e as próximas publicações vão ser dedicadas a "Datas e Factos Autárquicos" ocorridos, entre 1927 e 1935, na freguesia de Vidago. Todos estes factos estão registados na Câmara Municipal de Chaves.


20-01-1927–O Presidente deu conhecimento à Comissão de que “a Junta da Freguesia de Vidago, conjugada com outros elementos dirigiu convite a várias outras, que mais ou menos próximas, para deliberarem sobre a criação de um concelho, com sede em Vidago, constando até que já foi solicitada a criação desse concelho. Que a ser atendido tal pedido representava um grande prejuízo para o nosso concelho e por isso propunha que esta Comissão protestasse desde já contra tal criação”.

25-03-1927–Estância Hidrológica SALUS. O administrador do concelho pede a nomeação de um delegado do município para fazer parte da Comissão iniciadora daquelas águas. Deliberado nomear o Vogal José Luiz da Fontoura Sequeira.

07-04-1927–Deliberado por unanimidade telegrafar ao Sr. Ministro do Interior, protestando novamente, em nome da maior parte dos habitantes do concelho, contra a pretensa criação de um concelho naquela vila.


09-06-1927–Igreja Nossa Senhora da Conceição. O Director Geral da Justiça, além de vários considerandos, informa que a classificação daquela igreja é da competência do Ministério da Instrução Pública, através do Conselho de Arte e Arqueologia. Deliberou-se fazer o respectivo pedido.

09-06-1927–Carnes Verdes. Francisco António Pinheiro, daquela vila, informa que durante quatro meses venderá o quilograma de carne de vitela a 8$00; carneiro a 4$00. A Câmara aprovou.

13-10-1927–O Vogal Acácio Costa, apresentou uma proposta, dizendo que tendo sido novamente criado o posto da Guarda Nacional Republicana, composto por cinco soldados e um cabo, em vidago, não possuindo a Junta de Freguesia, daquela vila, receita alguma para custear as despesas de alojamento e aluguer de casa para aquele posto. Disse mais que os gastos orçam entre 2,500$00 a 3,000$00 anuais, de renda de casa. Os habitantes de Vidago propõem-se comprar o mobiliário necessário. A Comissão deliberou que a renda da casa fosse paga pela Câmara.


A próxima publicação iremos até ao ano de 1929.


Um abraço e até breve...

Sem comentários: