segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Datas e Factos Autárquicos | 1929

Continuação


09-03-1929–Um ofício da Companhia Portuguesa das Águas Salus de Vidago, concessionária da fonte Salus, situada na freguesia de Oura, expõe o seguinte: tem conhecimento que a Câmara de Chaves está a cobrar um imposto indirecto da indústria de exploração das suas águas que, pelo Dec. 14.292 de 15-09-1927, isenta as despesas de água minero-medicinais. A Comissão, interpretando as leis vigentes e escrituras feitas anteriores a essas leis, indefere a petição.


04-05-1929–O Vogal Acácio Duarte Costa, apresentou a seguinte proposta, que foi aprovada por unanimidade: que seja dado o nome de Rua General Sousa Machado à antiga rua que vai da Estrada Nacional Nº 5, indo passar em frente a casa que foi sua propriedade, terminando no Largo do Olmo; o nome de Rua Alves Teixeira (Bonifácio Alves Teixeira) à rua que vai da  Estrada Nacional Nº 5 passando em frente a casa que foi sua propriedade; o nome de Rua Santos Vidago (João Rodrigues dos Santos Vidago) à nova rua que foi aberta; o nome de Avenida Teixeira de Sousa à avenida que liga à estrada, pela estação do caminho de ferro ao Palace Hotel, e, finalmente Largo Miguel de Carvalho ao largo anexo ao Grande Hotel e a estrada Nº 5.

27-07-1929–Escola Alves Teixeira. Foi presente e lida uma proposta subscrita pelos vogais, tenente Eurico da Silva e Acácio Duarte Costa, respeitante às escolas para as crianças dos dois sexos, como determina o testamento do benemérito Bonifácio da Silva Alves Teixeira. Depois de muitas considerações sobre a prontidão dessas escolas, que se vem arrastando desde 1911, estando em causa uma elevada quantia propõem “que se inste pela continuação da sindicância aos actos da última vereação eleita para que se desvendem tais mistérios e se obrigue a pagar quem deve. “Aprovado por unanimidade”.


Próxima publicação, ano de 1930.


Um abraço e até breve...

Sem comentários: