sábado, 1 de fevereiro de 2020

Procissão 1943 - Oura | Manuel Pinheiro da Rocha

As fotografias que vos trago hoje foram tiradas, numa procissão em Oura, pelo fotografo Manuel Pinheiro da Rocha no âmbito de uma ida a Vidago, em 1943, em que esteve com o primo Manuel Pinto Anastácio. Lembro que o sr. Manuel Pinto Anastácio foi durante alguns anos "fiscal" da antiga empresa VM&PS - Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas.

O arquivo do artista-fotografo Manuel Pinheiro da Rocha esteve na sua posse até à sua morte, em 1973, o qual passou por herança para o seu filho Fernando Pinheiro da Rocha, o qual em 2004 doou a parte deste ao arquivo fotográfico do CPF (Centro Português de Fotografia).



















Sobre Manuel Pinheiro da Rocha

Manuel Pinheiro da Rocha era natural de Britiande, Lamego, nasceu a 4 de Setembro de 1893 e faleceu no Porto, a 20 de Novembro de 1973. Filho de Narciso Pinheiro da Rocha, proveniente da 2ª geração de alfaiates em Britiande, e Maria Cândida, natural de Cambres. O casal teve quatro filhos, Manuel, Genésio José e Bernardo.

Foi por influência de Domingos Alvão (Casa Alvão-Porto) que Manuel Pinheiro da Rocha começou a ganhar gosto pela fotografia. Montou um laboratório fotográfico na sua oficina, onde durante a noite trabalhava na sua nova actividade. Assinou revistas estrangeiras da especialidade e estudou francês, para poder adquirir os conhecimentos científicos e técnicos que essas publicações apresentavam na área da fotografia.

Manuel Pinheiro da Rocha pertenceu ao Grémio Português de Fotografia, a que chegou a presidir e foi um dos sócios fundadores da Associação Fotográfica do Porto. Esta paixão pela fotografia levou-o a participar em diversas exposições fotográficas quer nos salões nacionais quer em Paris, Milão, Turim, Madrid, Londres, Bruxelas e nos Estados Unidos da América, ganhando alguns prémios.


Um abraço e até breve...

1 comentário:

Sérgio disse...

curiosidade em perceber o local ou a ruas onde foram tiradas as fotografias?