segunda-feira, 15 de junho de 2020

As águas de Vidago segundo Ramalho Ortigão | 1875

Descrição das Águas de Vidago segundo Ramalho Ortigão no seu livro "Banhos de Caldas e Aguas Mineraes" publicado em 1875.



AGUAS DE VIDAGO

Vidago é uma bonita aldeia no fertil e pittoresco valle de Oura, a meio caminho entre Chaves e Villa Pouca d'Aguiar, no concelho de Chaves, districto de Villa Real. A principal casa da povoação é o Grande Hotel de Vidago, que recebe hospedes de tres classes pelos preços de 1$200, 1$500 e 2$250 reis por dia.

Entre as casas particulares que recebem hospedes a preços modicos figuram como mais conhecidas a das Aurélias e a do Simão. Junto do Grande Hotel, que pertence a empreza das aguas,tem esta um hotel mais pequeno em que há um estabelecimento de banhos thermaes. As aguas bebem-se nas nascentes pelo preço de 1$5000 reis por toda a estação. No Grande Hotel há sala de musica e bilhar. A empreza esta formando alamedas para se passear a sombra e projecta a construcção de um casino e de um pavilhão no logar das nascentes.
Proporcionam-se aos viajantes passeios em bote e partidas de pesca no Tâmega, que passa a dois kilometros de Vidago, e faceis digressões de recreio a Chaves e a fronteira hispanhola.
O meio mais facil de transporte é o que se faz pelo Porto na Mala-Posta ou na diligencia de Raymundo da Natividade, a qual sae do Porto às 4 horas da tarde, chega a Villa Real no dia seguinte das 8 para 9 horas da manhã e gasta d'ahi a Vidago cerca de 7 horas. De Villa Real para Vidago encontra quem quizer deixar a diligencia ou a mala-posta carruagens a preços commodos.
Em Vidago há duas carruagens de aluguel para as digressões nos suburbios.
A aldeia tem correio diario e estação telegraphica durante a estação das aguas.
Das propriedades physicas da agua de Vidago diz o doutor Agostinho Vicente Lourenço o seguinte:
A agua de Vidago observada na fonte ou recolhida n'um copo é limpida e transparente, sem cheiro sensível e de um gosto agradavel, levemente salobro e um pouco picante como as aguas de Seltz. A agua desenvolve na fonte uma grande quantidade de acido carbonico; o gaz dissolvido na agua é tão abundante que agitando um pouco d'este liquido recentemente colhido n´uma garrafa faz saltar a rolha como a agua de Seltz. A evaporação espontanea da agua e a perda do acido carbonico precipitam na superficie da fonte efilorescencias salinas brancas, formadas pela maior parte de carbonatos de soda e de cal. A agua exposta ao ar ou abandonada em frascos mal fechados turva-se, depondo um precipitado de carbonato de cal; a sua acção sobre os papeis reagentes é fracamente alcalina. A nascente é fria; a sua temperatura é de 19° Reaumur ou 23°,8 centrigrados.



A casa das Aurélias a que o autor se refere, ainda hoje existe o edifício na Rua Gen. Sousa Machado. Quanto à casa do Simão ainda não descobri onde ficaria situada.

(Antiga Casa das Aurélias | Foto Junho 2020)






Um abraço e até breve...

Sem comentários: