quinta-feira, 28 de junho de 2012

Vidago - Cartogaya 2012

O blog "Meu vidago" foi convidado pelo Clube de Coleccionadores de Gaia, através do seu Presidente, para integrar a exposião de bilhetes postais "CARTOGAYA 2012", que terá lugar no Centro Social e Paroquial de S.Pedro de Pedroso em Vila Nova de Gaia, de 30 de Junho a 15 de Julho de 2012.

Assim, a vila e as termas de Vidago estarão representadas através de 224 postais antigos.


A inauguração da "CARTOGAYA 2012", Mostra de Cartofilia, será no Sábado, dia 30 de Junho de 2012, pelas 17h00.

A exposição ficará patente até dia 15 de Julho de 2012, no seguinte horário:
  • Semana: 19h00 - 22h00
  • Sábados dias 7 e 14: 15h00 - 19h00
  • Domingos: 9h00 - 13h00

Agradeço a todos os elementos da Direcção do Clube de  Coleccionadores de Gaia esta oportunidade, e tenho a certeza que muitos visitantes vão gostar de recordar o Vidago e suas termas.


A não perder...


Amemos a terra, que ela agradece-nos!

Nesta altura do ano, essencialmente no meio rural, ainda vamos encontrando uns pequenos pedaços de terra granjeados onde se desenvolve uma quantidade de produtos que, quase todos os dias, nos chegam à mesa e tão importantes se tornam numa alimentação saudável: batatas, couves diversas, cenouras, cebolas, tomates, pimentos, pepinos, alfaces, feijão-verde, salsa, coentros e outros produtos agrícolas. Normalmente, são exíguos espaços de solo fértil e que têm a possibilidade de fácil acesso a água. Quase sempre, as pessoas que se dedicam ao amanho desses pedaços de terra fazem-no porque amam a terra; encontram nesse trabalho uma ocupação saudabilíssima dos seus tempos livres; exercitam o físico e, não menos importante, se compensam no consumo à sua mesa dos produtos que, carinhosa e saudavelmente, criaram.

Porém, este exemplo não é, lamentavelmente, seguido por muita gente que, em muitos casos, tem condições excelentes para o levar a cabo. Apenas falo do que conheço. Quantos pedaços de terreno fértil eu observo que, banhados por cursos de água ou até com poços e minas onde abunda o precioso líquido e bem perto de tantas residências, estão pura e simplesmente abandonados. Às vezes torna-se difícil compreender como é que muita gente (pressupondo-se minimamente saudável) que tanta dificuldade tem em fazer chegar à mesa o essencial para sustentar a prole e tem condições para minimizar essas carências, não reflecte sobre isto! Ponderada que seja a relação custo/benefício deste apelo da terra, ninguém pode duvidar que ela seja a favor do benefício!

(Texto publicado no Jornal de Notícias na edição de 27 de Junho de 2012)

Floripo Salvador

domingo, 24 de junho de 2012

Fonte nº 1 e parque


Sem palavras...



(Bilhete postal da edição de Germano A. Costa - Vidago - não circulado)

Um abraço e até breve...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Lago do Hotel Vidago Palace

Dois bilhetes postais do lago do Hotel Vidago Palace, um a cores e outro a preto e branco, mas ambos do século passado.


(Bilhete postal da edição de Germano A. Costa - Vidago - data ilegível)


(Bilhete postal das oficinas do "Comércio do Porto - não circulado)


Um abraço e até breve...

sábado, 2 de junho de 2012

Golfe de Vidago - 3 em 1

Para recordar o campo de golfe de Vidago com apenas 9 buracos...


(bilhete postal edição do Palace Hotel - não circulado)

Um abraço e bom de fim de semana...

domingo, 20 de maio de 2012

Conjunto Vidaguense Ritmo

Em Vidago, há muitos anos atrás, existiu um conjunto musical "Ritmo". Aqui fica uma fotografia para muitos poderem recordar e para outros tomarem conhecimento...


Da esquerda para a direita:
1º Ernesto Oliveira (Ernesto estrag'á música), 2º Júlio Silvestre (toninho do Luciano), 3º Domingos Silva (Leão Cavalo),  4º Augusto Carvalho (Augusto do Azeiteiro).
O único sobrevivente é o Sr. Augusto Carvalho, que chegou a ser gerente do banco Millennium Bcp de Vidago.

Esta fotografia foi, gentilmente, enviada pelo vidaguense Francisco Oliveira. O meu muito obrigado.

Um abraço e até breve...

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Rio Tâmega - Facturas de Betão

Facturas de Betão

Se lhe disser que as barragens vão gastar mais energia do que produzir, acredita? Quem paga as barragens? E quem ganha com a conta da electricidade? Veja a seguinte reportagem da TVI...


Repórter TVI – "Facturas de Betão" - Jornalista Carlos Enes, com imagem de Carlos Carvalho e montagem de Miguel Freitas - in TVI - 07/05/2012.

Extraordinário trabalho de pesquisa jornalística e grande informação de interesse público. Nesta reportagem está completamente desmontada a grande patranha nacional das barragens e dos interesses corsários que andam nos garimpos dos rios de Portugal, nomeadamente no rio Tâmega, Tua e Sabor. Um extraordinário serviço público ao País, aos rios, aos ecossistemas ribeirinhos, ao Tâmega e às pessoas que, sem poderem nem saberem, são os que vão pagar a factura todos os meses.

 Um abraço e mais nada...

domingo, 6 de maio de 2012

II Raid Fotográfico "Sentir Vidago"

Já estão abertas as inscrições para o II Raid Fotográfico, intitulado “Sentir Vidago", organizado, mais uma vez, por este Blog e pela CCV - Casa de Cultura de Vidago e terá lugar na freguesia de Vidago, a 9 de Junho de 2012.

Este Raid fotográfico tem por objectivos a busca valorativa da fotografia enquanto forma de expressão artística dinâmica e multifacetada e estímulo da criatividade daqueles que se dedicam, de forma profissional ou amadora, ao prazer de captar e fixar imagens.


Para consultares o regulamento clica aqui

Ficha de inscrição directa clica aqui ou fazendo download da ficha e enviar para o email raidfotografico@gmail.com

Serão premiados os 3 melhores trabalhos com os seguintes prémios:

• 1º Prémio - 1 FIM DE SEMANA (2 PESSOAS) REGIME APA NO HOTEL VIDAGO PALACE*****
• 2º Prémio - 1 GREENFEE (CAMPO GOLFE) DO HOTEL VIDAGO PALACE*****
• 3º Prémio - 1 TRATAMENTO NO SPA TERMAL DO HOTEL VIDAGO PALACE*****

Para mais informações contactar o secretariado do concurso através do
966 579 110 / 935 583 131 ou para o email raidfotografico@gmail.com

Este blog agradece, mais uma vez, a parceria do hotel Vidago Palace e os apoios, Junta de Freguesia de Vidago, Chaves Viva, e a Unicer.

Julgamos estarem reunidas todas as condições para termos uma enchente de fotográfos, quer profissionais quer amadores, no próximo dia 9 de Junho.

Um abraço e contamos contigo!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Desdobrável - Região de Turismo de Chaves - 1977

No século passado foi criada a Região de Turismo de Chaves, que por sua vez passou a designar-se Região de Turismo do Alto Tâmega e Barroso e actualmente Turismo do Porto e Norte de Portugal. A Turismo do Porto e Norte de Portugal criou uma delegação especializada e profissionalizada, com sede em Chaves, dedicada ao acompanhamento do produto Saúde e Bem-estar.

Vamos agora ao desdobrável de 1977...


Imagens de Vidago no interior.


E um mapa da Região.


Um abraço e até breve...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vinhos Quinta de Arcossó - entre os melhores

Sendo apreciador de bons vinhos, principalmente, os da nossa região, recomendo "O Guia de Vinhos Portugueses 2012", com a chancela da editora Bertrand, surge depois das provas realizadas pelo autor, o premiado escanção Manuel Moreira, a vários vinhos nacionais. Estes são representativos das diversas regiões vitivinícolas. Os vinhos são avaliados segundo os critérios do escanção.

Além do nome do produtor, do nome do vinho e da região/denominação de origem, cada prova inclui informação sobre a casta, o teor alcoólico, a temperatura sugerida, o preço aproximado, uma sugestão de iguaria ou prato para cada vinho e, claro, a respectiva classificação do vinho (que vai do insuficiente ao extraordinário).

Este guia, com 424 páginas, apresenta também, entre outras novidades, a possibilidade do leitor adicionar os seus comentários e a nota de prova pessoal a cada vinho, bem como um capítulo totalmente dedicado à harmonização entre o vinho e a gastronomia.



Ora, mais uma vez, os vinhos Quinta de Arcossó, Soc. Vitivinícola, Lda. conquistam sucessos e reconhecimento. Oxalá os restantes sectores agrícolas saibam revolucionar as suas mentalidades e processos de decisão, em vez de lamuriarem-se constantemente, procurando a protecção estatal e dinheiros dos contribuintes.


(Quinta de Arcossó - Bago a Bago 2008 e Quinta de Arcossó - Reserva 2007)
























(Quinta de Arcossó - Reserva 2010)

Com este reconhecimento neste prestigiado guia, só vem demonstrar mais uma vez a qualidade e competitividade do produtor, Amílcar Salgado, em fazer vinhos com "alma" própria.

Por isto tudo, parabéns a toda a equipa da Quinta de Arcossó, Soc. Vitivinícola, Lda..

Um abraço e até breve...