domingo, 14 de outubro de 2012

Salus, Deusa da Saúde

Deusa Salus
SALUS - Divindade alegórica romana. Personificava a saúde, a prosperidade e o bem-estar público. Era invocada pelos doentes e pelo Estado romano, quando se apresentava um problema grave. Foi identificada com a deusa grega Higia.

Num segundo senso, personifica a prosperidade em geral. Num terceiro sentido, ela é a deusa do Bem-Estar Público (Salus Publica,Romana ou Augusta). Assim, um templo lhe foi consagrado em 307AC pelo censor C. Iunius Bubulcus, na colina do Quirinal, que foi mais tarde decorado com pinturas por C. Fabius Pictor. Ela foi cultuada publicamente em 30 de abril, em conjunção com a Pax, Concordia e Jano.

Salus é representada como Fortuna, com um leme, um globo a seus pés, e as vezes sentada erguendo uma patera em libação sobre um altar, em torno do qual uma serpente se enrola. A deusa Strenia entre o sabinos é a equivalente da Salus romana.
 


Salus era casada com Esculápio, o Deus da Medicina e da Cura. Juntos, tiveram cinco filhas: Higéia, deusa da Higiente, Iaso, deusa da recuperação e Panacéia, deusas (três) de todas as Curas.








Em vidago, Salus foi o nome de um antigo apeadeiro da CP,



Nome de uma Fonte e de um Hotel,



E claro, nome das nossas Águas gasosas naturais,



Um abraço e até breve...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Igreja Paroquial de N. S. da Conceição

No nosso pequeno mundo existem edifícios que nunca sofrem alterações da sua aparência exterior, estou a referir-me às igrejas cristãs.
 
A igreja paroquial de Vidago, inaugurada a 12 de Setembro de 1941, mantém-se igual até aos nossos dias, nada foi alterado e nunca o será...
 
(bilhete postal da edição de Augusto Rodrigues, Vidago - feito em Chaves na "Foto Alves"- não circulado)
 
 
Como gosto de apreciar os vitrais das igrejas, aqui fica uma fotografia do principal vitral desta igreja.
 
 
(fotografia by Júlio Silva - Outubro 2012)
 
 
Um abraço e até breve...

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pensão do Parque

Finalmente, consegui encontrar e comprar um bilhete postal da antiga Pensão do Parque, que depois passaria a Hotel do Parque.
 
Como já referi num anterior post, esta Pensão abriu as suas portas por volta de 1935, tendo como seu primeiro proprietário Francisco Dias, natural de Guimarães e que veio para Vidago para ser "Fiscal da Empreza".
 
Agora o postal, peça muito rara no mundo do coleccionismo...
 
 
(Bilhete postal de edição desconhecida - não circulado)
 
E como estamos em época de vindimas, deixo-vos uns provérbios para animar o trabalho...
 
À mulher e à vinha, o homem dá alegria.
Vindima molhada acaba cedo e aliviada.
Vindima com calor, vinho com valor.
Não há Maio sem favas nem S. Miguel sem vindimas.
 
 
Um abraço e até breve...

sábado, 22 de setembro de 2012

Pe Joaquim Fontoura - Poema


(Vidago - Antiga Estação da CP - Fotografia by Júlio Silva - verão 2012)

 
Vidago, tão lindo friso,
dos Paços do Criador:
Tu nasceste dum sorriso,
nos alvores do Paraíso
Feito de graça e d´amor!
 
                               Pe Joaquim Fontoura
 
 
Um abraço e até breve...

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fotografia - Os Plumas

 
 
Aqui está a formação inicial do conjunto musical "Os Plumas".

Da esquerda para a direita: Gilberto Alves, Fausto Aguiar, Fortunato Figueiredo e Sebastião Aguiar.

Esta fotografia foi tirada, em 1967, junto ao antigo cinema "Cine Vidago".
 
Fotografia partilhada no Facebook por Gilberto Alves.
 
Um abraço e até breve...

domingo, 16 de setembro de 2012

Alameda Teixeira de Souza

Ruas de Vidago...
 
 

(Fotografia by Júlio Silva - Verão de 2012)


 
(Bilhete postal da edição de Augusto Rodrigues - Vidago - não circulado)

Um abraço e até breve...

sábado, 8 de setembro de 2012

Vidago Palace Hotel - 1911

Comprei, recentemente, mais um raro bilhete postal do hotel "Vidago Palace Hotel" para a minha colecção.
Neste postal é possível ver jardineiros  a construírem o que viriam a ser os jardins deste Ex Libris de Vidago.
 
 

(Bilhete postal da edição Union Postale Universelle - 1911)
  
E para acabar este post, um provérbio que tem tudo a ver com aquilo se tem visto, ultimamente, pelo nosso país: Em Setembro, ardem os montes e secam as fontes.
 
Um abraço e até breve...

domingo, 2 de setembro de 2012

Cartaz VM&PS

E porque hoje é domingo, um miminho para os leitores e amigos deste blog...


Um abraço e até breve...

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Hotel Vidago Palace - 1912

O bilhete postal de hoje viajou há 100 anos de Vidago para Timor. O seu remetente, Sr. Olympio, enviou, no dia 9 de Agosto de 1912, para o seu primo, Sr. António Moreira da Costa Maia, Digno Chefe dos Serviços de Obras Públicas no Distrito de Dilly (Timor) este postal do lago e parque do Palace Hotel.
 
Há uma frase que quero partilhar com os leitores porque achei-a engraçada, "Uma estravagancia, este ano, vim com o Luiz a Vidago e cá ando gastando uns cobres e vendo e acompanhando os aquistas...".
 
António Moreira da Costa Maia foi o autor de "Mapas Quilométricos de todas as linhas telefónicas de Timor", Díli 1950.

 
 
(Bilhete postal da edição de Germano A. Costa - Vidago - 09/08/1912)
 
Após estes anos todos este postal voltou para Vidago, deixando a ilha de Timor!

Um abraço e até breve...

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Livro "Memórias de Vidago" - versão digital

Já está disponível em formato digital o livro "Memórias de Vidago", do autor Floripo Virgílio Salvador.
 
Para aceder ao livro, basta cliquar  em "Memórias de Vidago", depois em "Download"  e por fim, nessa página cliquar em "download anyway", para fazer o download do livro.

 
Este livro digital é protegido pelo Código do Direito de Autor. Não pode ser alterado, plagiado, distribuído ou comercializado de nenhuma forma, sem a expressa autorização do seu autor.
 
Boa leitura e até breve...