quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Praia de Vidago - 1939

Mais um bilhete postal raro para a minha colecção e da Praia de Vidago!
Que lugar magnífico foi este em tempos para uns passeios de barco, para uma boa feijoada partilhada com amigos e família à sombra dos amieiros, onde muitos aprenderam a dar as suas primeiras braçadas e onde muitos começaram os seus romances...
 
(Bilhete postal edição da Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas - 27/09/1939)
 
 
Um abraço e até breve...

sábado, 10 de novembro de 2012

Restaurante da Grande Pensão Termas

Para hoje, trago algumas imagens do antigo restaurante da grande pensão Termas, que ficava situado em frente à antiga estação da CP e que fazia parte da famosa Pensão Termas.

Vidago diz...Vida

 
(Cartão de visita)
 
 
Óptimo e Regional tratamento...
 
 
(bilhete postal)
 
E agora o rótulo da garrafa do vinho de mesa "Morto que dá vida!" premiado com o primeiro prémio da Junta Nacional do Vinho.
 
 
Vinho que dava alegria e saúde...por ser da Quinta da Saúde!
 
E como este fim de semana é São Martinho; lume, castanhas e vinho!
 
Um abraço e até breve...

sábado, 3 de novembro de 2012

Quinta de Arcossó - Entre os melhores

A revista "Wine - a essência do vinho" de Outubro destingiu na categoria Altamente Recomendado 2012, o vinho "Superior Bago a Bago 2008" da Quinta de Arcossó com 18 pontos. Quer isto dizer, que foi o melhor entre os melhores!
Para quem ainda duvida da qualidade dos vinhos da nossa região, esta é mais uma prova que eles são bons e recomendam-se.
Em Portugal, a vitivinicultura tornou-se num dos mais dinâmicos sectores da economia portuguesa, sendo o vinho o mais importante produto do nosso sector primário.
Gera anualmente quase 900 milhões de euros o que representa cerca de 17% do valor global da produção do ramo agrícola.
Apelo aos consumidores portugueses para "não trocarem" os vinhos portugueses "por quaisquer outros".
 
 
Uma excelente escolha de vinho, apropriado para acompanhar as suas refeições de inverno.

Só me resta, mais uma vez, elogiar todas as pessoas que contribuíram para a elaboração deste magnifico néctar.

Um abraço e até breve...

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ponte sobre o rio Oura

Rouxinol da Ribeira d´Oura

Canta, canta, rouxinol,
Canta essa canção triunfal.
Não te enganes no teu canto,
Rouxinol cinzento, de voz primordial.

Canta, canta, uma canção vidaguense,
Não chores quando a cantares:
Podes cair à ribeira
E as suas águas podem-te afogar.

Canta sempre, companheiro,
Nos salgueiros da ribeira,
A tua serenata é bela,
Os peixes acordam ao som dela,
Escutando a voz nas margens de areia.

Se o teu cantar é bonito,
Canta, rouxinol pequenino.
Vidago é o teu padrinho
E nele fazes o teu ninho,
Sempre amigo dos teus filhinhos.
Canta, rouxinol, as tuas canções de menino.

                                        (Manuel Joaquim Pereira)



(Bilhete postal da edição de Francisco Costa - Vidago - não circulado)
 
 
Agradeço ao amigo Tó Rodrigues a oferta deste postal.
 
Um abraço e até breve...

domingo, 14 de outubro de 2012

Salus, Deusa da Saúde

Deusa Salus
SALUS - Divindade alegórica romana. Personificava a saúde, a prosperidade e o bem-estar público. Era invocada pelos doentes e pelo Estado romano, quando se apresentava um problema grave. Foi identificada com a deusa grega Higia.

Num segundo senso, personifica a prosperidade em geral. Num terceiro sentido, ela é a deusa do Bem-Estar Público (Salus Publica,Romana ou Augusta). Assim, um templo lhe foi consagrado em 307AC pelo censor C. Iunius Bubulcus, na colina do Quirinal, que foi mais tarde decorado com pinturas por C. Fabius Pictor. Ela foi cultuada publicamente em 30 de abril, em conjunção com a Pax, Concordia e Jano.

Salus é representada como Fortuna, com um leme, um globo a seus pés, e as vezes sentada erguendo uma patera em libação sobre um altar, em torno do qual uma serpente se enrola. A deusa Strenia entre o sabinos é a equivalente da Salus romana.
 


Salus era casada com Esculápio, o Deus da Medicina e da Cura. Juntos, tiveram cinco filhas: Higéia, deusa da Higiente, Iaso, deusa da recuperação e Panacéia, deusas (três) de todas as Curas.








Em vidago, Salus foi o nome de um antigo apeadeiro da CP,



Nome de uma Fonte e de um Hotel,



E claro, nome das nossas Águas gasosas naturais,



Um abraço e até breve...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Igreja Paroquial de N. S. da Conceição

No nosso pequeno mundo existem edifícios que nunca sofrem alterações da sua aparência exterior, estou a referir-me às igrejas cristãs.
 
A igreja paroquial de Vidago, inaugurada a 12 de Setembro de 1941, mantém-se igual até aos nossos dias, nada foi alterado e nunca o será...
 
(bilhete postal da edição de Augusto Rodrigues, Vidago - feito em Chaves na "Foto Alves"- não circulado)
 
 
Como gosto de apreciar os vitrais das igrejas, aqui fica uma fotografia do principal vitral desta igreja.
 
 
(fotografia by Júlio Silva - Outubro 2012)
 
 
Um abraço e até breve...

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pensão do Parque

Finalmente, consegui encontrar e comprar um bilhete postal da antiga Pensão do Parque, que depois passaria a Hotel do Parque.
 
Como já referi num anterior post, esta Pensão abriu as suas portas por volta de 1935, tendo como seu primeiro proprietário Francisco Dias, natural de Guimarães e que veio para Vidago para ser "Fiscal da Empreza".
 
Agora o postal, peça muito rara no mundo do coleccionismo...
 
 
(Bilhete postal de edição desconhecida - não circulado)
 
E como estamos em época de vindimas, deixo-vos uns provérbios para animar o trabalho...
 
À mulher e à vinha, o homem dá alegria.
Vindima molhada acaba cedo e aliviada.
Vindima com calor, vinho com valor.
Não há Maio sem favas nem S. Miguel sem vindimas.
 
 
Um abraço e até breve...

sábado, 22 de setembro de 2012

Pe Joaquim Fontoura - Poema


(Vidago - Antiga Estação da CP - Fotografia by Júlio Silva - verão 2012)

 
Vidago, tão lindo friso,
dos Paços do Criador:
Tu nasceste dum sorriso,
nos alvores do Paraíso
Feito de graça e d´amor!
 
                               Pe Joaquim Fontoura
 
 
Um abraço e até breve...

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fotografia - Os Plumas

 
 
Aqui está a formação inicial do conjunto musical "Os Plumas".

Da esquerda para a direita: Gilberto Alves, Fausto Aguiar, Fortunato Figueiredo e Sebastião Aguiar.

Esta fotografia foi tirada, em 1967, junto ao antigo cinema "Cine Vidago".
 
Fotografia partilhada no Facebook por Gilberto Alves.
 
Um abraço e até breve...

domingo, 16 de setembro de 2012

Alameda Teixeira de Souza

Ruas de Vidago...
 
 

(Fotografia by Júlio Silva - Verão de 2012)


 
(Bilhete postal da edição de Augusto Rodrigues - Vidago - não circulado)

Um abraço e até breve...