segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Último Bilhete Postal de 2012

Para me despedir de 2012, vou publicar mais um raro bilhete postal.
 
Trata-se de um postal do antigo Hotel do Parque, do qual não sei a data, uma vez que este postal não circulou, mas pelas letras HF da matrícula de um dos automóveis, este será anos 60 do século passado.



Obrigado a todos aqueles que ao longo deste ano de 2012 acompanharam este blog feito de magníficas imagens de um passado cheio de recordações desta vila termal.
 
Um abraço e até 2013...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Feliz Natal e Bom Ano Novo

 
Este blog deseja a todos os seus leitores e amigos votos de um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de felicidade, saúde e de muita coragem para superar todas as dificuldades em 2013.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Antiga Estação Ferroviária e Hotel Avenida

Foi com muito agrado que recebi do meu amigo vidaguense, José Correia, esta imagem com a antiga estação ferroviária e com o Hotel Avenida. Apesar de não termos o registo da data desta imagem, pela minha comparação com outras imagens que tenho, esta será entre 1911/1920.
É bom relembrar que este hotel abriu as suas porta em 1911 e a estação em 1910.
 



Mais uma vez, obrigado ao José Correia pelo envio desta preciosidade.

Um abraço e até breve...

domingo, 9 de dezembro de 2012

Festa de Natal da CCV e Entrega do Prémio "Santos Vidago"

O Blog "Meu Vidago" vai, pelo segundo ano consecutivo, juntar-se à Casa da Cultura de Vidago, na entrega do Prémio "Santos Vidago" que integra anualmente a Festa de Natal.
 
Para quem não sabe, a atribuição do prémio "Santos Vidago" visa distinguir o melhor aluno masculino e feminino do ano lectivo anterior. Este prémio deve-se a um grande vidaguense, João Rodrigues dos Santos Vidago, filho de humildes famílias e que bem cedo partiu para Moçambique, onde graças à sua inteligência e amor ao trabalho, adquiriu uma grande fortuna. Santos Vidago contribui muito para esta Vila, não podemos esquecer os seus donativos à direcção do Vidago Futebol Clube e à Casa do Povo. Pelo seu testamento, que deixou escrito, verificou-se que ele não esqueceu a sua freguesia, legando 100 mil escudos, para que o seu rendimento anual fosse entregue, como prémio da sua aplicação escolar, a dois alunos (um de cada sexo) mais necessitados.



Com o objectivo de elevar os valores relacionados com o ensino e o conhecimento, como factores imprescindível para o futuro destes jovens promissores, o Blog "Meu Vidago" irá oferecer uma pequena recompensa a estes dois alunos.







Este será, sem dúvida, um momento marcante, quer pelo protagonismo que é dado aos alunos , que vêem o seu esforço recompensado, quer a todos os que os apoiaram no seu sucesso: os professores e os pais.

Por isso, não falte a esta cerimónia, assim como, à festa de Natal no dia 22, pelas 21 horas, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Vidago.

Um abraço e até breve...


domingo, 2 de dezembro de 2012

 
Vidago de ontem e de hoje:



 
 
 
O Olmo foi o berço
Desse Vidago antigo
Que S. Simão abençoava
Quem ali rezava o terço
Ou apenas se deslocava
Para se despedir do amigo!



 


 


Foi terra de ferroviários
E de outros operários
Também de hotéis e pensões
De hóspedes e de ilusões!







Teve praia fluvial
E bela estância termal
Tabernas pitorescas
E plátanos de sombras frescas!
Teve rio generoso
Outrora puro e caudaloso
Cuja água ajudava a viver
E no Verão, conferia prazer!
 
Mas nas suas margens
E no dealbar da Primavera
E em doce quimera
Ainda por ali se escutam
Verdadeiras sinfonias
De rouxinóis e cotovias
Que todos desfrutam!
 
 
Foi terra de amoreiras
Junto à estrada plantadas
Eram pretas e vermelhas
Que os namorados trocavam
Em tardes soalheiras
Enquanto namoravam
Em horas encantadas!
 
Desta terra também fez parte
Uma casa de cinema
Onde gente grande e pequena
Admirava a sétima arte!

Tem águas alcalinas
Saudáveis e cristalinas
Que as suas terras fazem brotar
E muitas doenças sarar!
 

 
Resta o Palace no seu esplendor
O verde em seu redor
Obra imensa e secular
Que a todos faz pasmar!
 
E quem de golfe gostar
E o bucólico silêncio amar
Pode em Vidago viver
Momentos de grande prazer!
 
Floripo Salvador
Outono de 2012

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Praia de Vidago - 1939

Mais um bilhete postal raro para a minha colecção e da Praia de Vidago!
Que lugar magnífico foi este em tempos para uns passeios de barco, para uma boa feijoada partilhada com amigos e família à sombra dos amieiros, onde muitos aprenderam a dar as suas primeiras braçadas e onde muitos começaram os seus romances...
 
(Bilhete postal edição da Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas - 27/09/1939)
 
 
Um abraço e até breve...

sábado, 10 de novembro de 2012

Restaurante da Grande Pensão Termas

Para hoje, trago algumas imagens do antigo restaurante da grande pensão Termas, que ficava situado em frente à antiga estação da CP e que fazia parte da famosa Pensão Termas.

Vidago diz...Vida

 
(Cartão de visita)
 
 
Óptimo e Regional tratamento...
 
 
(bilhete postal)
 
E agora o rótulo da garrafa do vinho de mesa "Morto que dá vida!" premiado com o primeiro prémio da Junta Nacional do Vinho.
 
 
Vinho que dava alegria e saúde...por ser da Quinta da Saúde!
 
E como este fim de semana é São Martinho; lume, castanhas e vinho!
 
Um abraço e até breve...

sábado, 3 de novembro de 2012

Quinta de Arcossó - Entre os melhores

A revista "Wine - a essência do vinho" de Outubro destingiu na categoria Altamente Recomendado 2012, o vinho "Superior Bago a Bago 2008" da Quinta de Arcossó com 18 pontos. Quer isto dizer, que foi o melhor entre os melhores!
Para quem ainda duvida da qualidade dos vinhos da nossa região, esta é mais uma prova que eles são bons e recomendam-se.
Em Portugal, a vitivinicultura tornou-se num dos mais dinâmicos sectores da economia portuguesa, sendo o vinho o mais importante produto do nosso sector primário.
Gera anualmente quase 900 milhões de euros o que representa cerca de 17% do valor global da produção do ramo agrícola.
Apelo aos consumidores portugueses para "não trocarem" os vinhos portugueses "por quaisquer outros".
 
 
Uma excelente escolha de vinho, apropriado para acompanhar as suas refeições de inverno.

Só me resta, mais uma vez, elogiar todas as pessoas que contribuíram para a elaboração deste magnifico néctar.

Um abraço e até breve...

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ponte sobre o rio Oura

Rouxinol da Ribeira d´Oura

Canta, canta, rouxinol,
Canta essa canção triunfal.
Não te enganes no teu canto,
Rouxinol cinzento, de voz primordial.

Canta, canta, uma canção vidaguense,
Não chores quando a cantares:
Podes cair à ribeira
E as suas águas podem-te afogar.

Canta sempre, companheiro,
Nos salgueiros da ribeira,
A tua serenata é bela,
Os peixes acordam ao som dela,
Escutando a voz nas margens de areia.

Se o teu cantar é bonito,
Canta, rouxinol pequenino.
Vidago é o teu padrinho
E nele fazes o teu ninho,
Sempre amigo dos teus filhinhos.
Canta, rouxinol, as tuas canções de menino.

                                        (Manuel Joaquim Pereira)



(Bilhete postal da edição de Francisco Costa - Vidago - não circulado)
 
 
Agradeço ao amigo Tó Rodrigues a oferta deste postal.
 
Um abraço e até breve...

domingo, 14 de outubro de 2012

Salus, Deusa da Saúde

Deusa Salus
SALUS - Divindade alegórica romana. Personificava a saúde, a prosperidade e o bem-estar público. Era invocada pelos doentes e pelo Estado romano, quando se apresentava um problema grave. Foi identificada com a deusa grega Higia.

Num segundo senso, personifica a prosperidade em geral. Num terceiro sentido, ela é a deusa do Bem-Estar Público (Salus Publica,Romana ou Augusta). Assim, um templo lhe foi consagrado em 307AC pelo censor C. Iunius Bubulcus, na colina do Quirinal, que foi mais tarde decorado com pinturas por C. Fabius Pictor. Ela foi cultuada publicamente em 30 de abril, em conjunção com a Pax, Concordia e Jano.

Salus é representada como Fortuna, com um leme, um globo a seus pés, e as vezes sentada erguendo uma patera em libação sobre um altar, em torno do qual uma serpente se enrola. A deusa Strenia entre o sabinos é a equivalente da Salus romana.
 


Salus era casada com Esculápio, o Deus da Medicina e da Cura. Juntos, tiveram cinco filhas: Higéia, deusa da Higiente, Iaso, deusa da recuperação e Panacéia, deusas (três) de todas as Curas.








Em vidago, Salus foi o nome de um antigo apeadeiro da CP,



Nome de uma Fonte e de um Hotel,



E claro, nome das nossas Águas gasosas naturais,



Um abraço e até breve...