quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Vidago Palace Hotel

Já há muito tempo que não publicava um bilhete postal do hotel Vidago Palace Hotel e como comprei um este fim de semana, decidi publicá-lo hoje.
 
É um bilhete postal da edição da antiga casa de fazendas e mercearia de António Fraga. Para aqueles que não sabem, este estabelecimento comercial pertenceu a António Alípio Alves Teixeira Fraga. Ocupou o espaço físico onde mais tarde funcionariam o Café Central e a Casa das Novidades. Este facto permitirá deduzir-se que terá sido das casas comerciais mais antigas em Vidago, no seu ramo de negócio. A loja vendia, de um lado, tecidos e produtos de retrosaria e do outro, mercearia e ferragens.


 
(Bilhte postal da edição de António Fraga - Vidago - não circulado)
 
Um abraço e até breve...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Hotel Salus e a sua avenida

Hoje, apenas um bilhete postal...

 
(bilhete postal - edição desconhecida - não circulou)
 
 
Um abraço e até breve...

sábado, 5 de janeiro de 2013

Hoje vamos à bola...

Graças ao João Machado, vamos recuar até à década de 80, do século passado, e o palco de hoje é o Campo de Futebol do Vidago.
 
Aqui está uma relíquia de fotografia, nada menos, que a antiga equipa de futebol da Casa da Cultura de Vidago, repleta de Homens que jogavam à bola por amor à camisola e não por amor ao papel $$.

 

(Fotografia, gentilmente, cedida pelo João Machado)
 
Quanto à identificação dos craques, aqui vai:
Em cima da esq/direita: Carlos "farmácias", Jeremias, João Machado, Quitolas,Terinho e Jorge Monteiro.
Em baixo da esq/direita:  Adelino Aguiar, Simões, Zeca, Mota e João Salvador.

O Actual Presidente da Casa da Cultura de Vidago, Paulo Lopes, já fez questão de emoldurar e pendurar esta fotografia na sede dessa instituição Vidaguense.

Um abraço e vamos à bola...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Bilhete Postal - 6 em 1

E para começar o ano de 2013, aqui vai um bilhete postal a cores do Vidago Palace Hotel, mas muito completo porque temos 6 imagens numa só! Eu chamo-lhe o "6 em 1".


(bilhete postal da edição VM&PS - não circulado)
 
Legenda:
Piscina do Palace Hotel / Vidago Palace Hotel / campo de golf / Estalagem de Vidago / Bôite VIPS do Palace Hotel / Hipismo, travessia do Tâmega
 
Um abraço e um bom ano de 2013...

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Último Bilhete Postal de 2012

Para me despedir de 2012, vou publicar mais um raro bilhete postal.
 
Trata-se de um postal do antigo Hotel do Parque, do qual não sei a data, uma vez que este postal não circulou, mas pelas letras HF da matrícula de um dos automóveis, este será anos 60 do século passado.



Obrigado a todos aqueles que ao longo deste ano de 2012 acompanharam este blog feito de magníficas imagens de um passado cheio de recordações desta vila termal.
 
Um abraço e até 2013...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Feliz Natal e Bom Ano Novo

 
Este blog deseja a todos os seus leitores e amigos votos de um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de felicidade, saúde e de muita coragem para superar todas as dificuldades em 2013.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Antiga Estação Ferroviária e Hotel Avenida

Foi com muito agrado que recebi do meu amigo vidaguense, José Correia, esta imagem com a antiga estação ferroviária e com o Hotel Avenida. Apesar de não termos o registo da data desta imagem, pela minha comparação com outras imagens que tenho, esta será entre 1911/1920.
É bom relembrar que este hotel abriu as suas porta em 1911 e a estação em 1910.
 



Mais uma vez, obrigado ao José Correia pelo envio desta preciosidade.

Um abraço e até breve...

domingo, 9 de dezembro de 2012

Festa de Natal da CCV e Entrega do Prémio "Santos Vidago"

O Blog "Meu Vidago" vai, pelo segundo ano consecutivo, juntar-se à Casa da Cultura de Vidago, na entrega do Prémio "Santos Vidago" que integra anualmente a Festa de Natal.
 
Para quem não sabe, a atribuição do prémio "Santos Vidago" visa distinguir o melhor aluno masculino e feminino do ano lectivo anterior. Este prémio deve-se a um grande vidaguense, João Rodrigues dos Santos Vidago, filho de humildes famílias e que bem cedo partiu para Moçambique, onde graças à sua inteligência e amor ao trabalho, adquiriu uma grande fortuna. Santos Vidago contribui muito para esta Vila, não podemos esquecer os seus donativos à direcção do Vidago Futebol Clube e à Casa do Povo. Pelo seu testamento, que deixou escrito, verificou-se que ele não esqueceu a sua freguesia, legando 100 mil escudos, para que o seu rendimento anual fosse entregue, como prémio da sua aplicação escolar, a dois alunos (um de cada sexo) mais necessitados.



Com o objectivo de elevar os valores relacionados com o ensino e o conhecimento, como factores imprescindível para o futuro destes jovens promissores, o Blog "Meu Vidago" irá oferecer uma pequena recompensa a estes dois alunos.







Este será, sem dúvida, um momento marcante, quer pelo protagonismo que é dado aos alunos , que vêem o seu esforço recompensado, quer a todos os que os apoiaram no seu sucesso: os professores e os pais.

Por isso, não falte a esta cerimónia, assim como, à festa de Natal no dia 22, pelas 21 horas, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Vidago.

Um abraço e até breve...


domingo, 2 de dezembro de 2012

 
Vidago de ontem e de hoje:



 
 
 
O Olmo foi o berço
Desse Vidago antigo
Que S. Simão abençoava
Quem ali rezava o terço
Ou apenas se deslocava
Para se despedir do amigo!



 


 


Foi terra de ferroviários
E de outros operários
Também de hotéis e pensões
De hóspedes e de ilusões!







Teve praia fluvial
E bela estância termal
Tabernas pitorescas
E plátanos de sombras frescas!
Teve rio generoso
Outrora puro e caudaloso
Cuja água ajudava a viver
E no Verão, conferia prazer!
 
Mas nas suas margens
E no dealbar da Primavera
E em doce quimera
Ainda por ali se escutam
Verdadeiras sinfonias
De rouxinóis e cotovias
Que todos desfrutam!
 
 
Foi terra de amoreiras
Junto à estrada plantadas
Eram pretas e vermelhas
Que os namorados trocavam
Em tardes soalheiras
Enquanto namoravam
Em horas encantadas!
 
Desta terra também fez parte
Uma casa de cinema
Onde gente grande e pequena
Admirava a sétima arte!

Tem águas alcalinas
Saudáveis e cristalinas
Que as suas terras fazem brotar
E muitas doenças sarar!
 

 
Resta o Palace no seu esplendor
O verde em seu redor
Obra imensa e secular
Que a todos faz pasmar!
 
E quem de golfe gostar
E o bucólico silêncio amar
Pode em Vidago viver
Momentos de grande prazer!
 
Floripo Salvador
Outono de 2012

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Praia de Vidago - 1939

Mais um bilhete postal raro para a minha colecção e da Praia de Vidago!
Que lugar magnífico foi este em tempos para uns passeios de barco, para uma boa feijoada partilhada com amigos e família à sombra dos amieiros, onde muitos aprenderam a dar as suas primeiras braçadas e onde muitos começaram os seus romances...
 
(Bilhete postal edição da Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas - 27/09/1939)
 
 
Um abraço e até breve...