domingo, 5 de maio de 2013
Feliz Dia da Mãe
"A coisa mais importante que um pai pode fazer pelos seus filhos é amar a mãe deles".
À minha querida mãe, beijinhos.
quarta-feira, 1 de maio de 2013
1 de Maio - Dia Internacional do Trabalhador
(Fonte nº 2 - Vidago - Fotografia oferecida por Pedro Alegria)
O 1º de Maio em Portugal
A decisão da Comuna de Paris, de decretar o 1º de Maio como o Dia Internacional do Trabalhador teve repercussões no nosso país. Diz-nos José Mattoso (in História de Portugal, vol. 5), que houve um reforço da luta do movimento operário português em finais do séc. XIX sendo "em torno da associação e da greve que gravita o próprio movimento operário". Entre 1852 e 1910 realizaram-se 559 greves no nosso país. A subida dos salários, a diminuição da jornada de trabalho e a melhoria das condições de laboração eram as principais exigências dos operários.
Mas, segundo o mesmo autor, o movimento operário alcançava grande força quando "aquelas (associações) a que hoje chamaríamos propriamente «sindicatos» se juntavam com as recreativas, as de socorros mútuos e os centros políticos". Tal ficou demonstrado no 1º de Maio de 1900 que juntou em Lisboa cerca de 40 mil pessoas, numa altura em que "as classes médias ainda viam as organizações de trabalhadores com alguma simpatia".
Durante a I República não se deixou de festejar o Dia do Trabalhador, mas sublinhe-se que um dos primeiros diplomas aprovados, com a instituição do novo regime, dizia respeito ao estabelecimento dos feriados nacionais e destes não constava o dia do trabalhador. Em 1933 é decretada a "unicidade sindical" e o "controle governamental dos sindicatos" esmorecendo um movimento operário que só ganharia novo ânimo na década de 40. Durante o Estado Novo as manifestações no Dia do Trabalho (e não do Trabalhador) eram organizadas e controladas pelo Estado.
O primeiro 1º de Maio celebrado em Portugal depois do 25 de Abril foi a maior manifestação alguma vez organizada no país. Só na cidade de Lisboa juntaram-se mais de meio milhão de pessoas. Para muitos, foi a forma dos portugueses demonstrarem a sua adesão ao 25 de Abril, que uma semana antes restituía ao país a democracia.
Um abraço e até breve...
terça-feira, 16 de abril de 2013
Vidago - Vila Termal em 1922
Hoje, trago-vos um fabuloso Documentário de 4 minutos, sobre Vidago, vila termal, desde 1886.
Antes de ver este documentário, vamos saber um pouco sobre o significado de "Documentário".
Documentário é um género cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade "tal como ela é". O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjectiva da realidade. O filme documentário foi pela primeira vez teorizado por Dziga Vertov (1896-1954), que desenvolve o conceito de "cinema-verdade", defendendo a ideia da fiabilidade do olho da câmara, a seu ver mais fiel à realidade que o olho humano.
Ficha Técnica:
Raul de Caldevilla (1877-1951) - Produtor executivo
Caldevilla Film - Companhia produtora
Caldevilla Film - Distribuidor
Portugal, 1922
Género: Documentário
Duração: 00:04:04, 18 fps
Formato: 35 mm, PB, sem som
AR: 1:1,33
ID CP-MC: 2009560-007
Este documentário é propriedade da Cinemateca Digital, tendo este blog sido autorizado a divulgá-lo. Para mais informações sobre a Cinemateca Digital, deverá consultar o site:
Um abraço e até breve....
domingo, 7 de abril de 2013
Aguardente de Vidago
E como hoje é Domingo, o almoço promete ser pesado...Por isso, nada melhor que um bom café com uma aguardente de Vidago depois da refeição!
(Rótulo utilizado nas garrafas de aguardente do Hotel Avenida)
(Rótulo utilizado nas garrafas de aguardente do Hotel Avenida)
Estes rótulos foram oferecidos pelo meu amigo Pedro Alegria, um bem haja!
Um abraço e bom Domingo...
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Grande Hotel de Vidago - 1947
(Bilhete postal de edição desconhecida - 21/08/1947)
Neste bilhete postal, raro, é possível vermos uma camioneta a abastecer combustível na única bomba de abastecimento que existia nessa altura.
A bomba de abastecimento era da marca americana "Vaccum", que viria a ser a conhecida marca "Mobil".
Nesse ano, a gerência do Hotel estava a cargo da D. Ambrozina Oliveira Cruz, esposa do falecido Sr. António Alípio Alves Teixeira Fraga.
Este postal foi enviado, em 21/08/1947, de Vidago para Lisboa, Rua do Desterro e podemos ler o seguinte "...há cá muita gente, está tudo cheio, eu estou a pagar pela diária 33 escudos, não é caro".
Hoje, infelizmente, há pouca gente, não está tudo cheio, o escudo já era e está tudo (muito) caro!
Um abraço e até breve...
sábado, 23 de março de 2013
Vidago - 20-7-1912
No verso deste bilhete postal pode-se ler "...no Domingo passado fomos a uma burricada ao Tâmega, é um passeio muito bonito...".
Pois, nesse tempo estes passeios eram organizados por hotéis e pensões, tendo sido pioneiro nestes eventos António Cardoso, proprietário da Pensão Cardoso.
Este postal foi enviado, em 20 de Julho de 1912, de Vidago para uma Senhora que morava na Rua de São João da Mata - Lisboa.
(bilhete postal - edição de Germano A. Costa - Vidago - 20-7-1912)
Agora, um pouco de História sobre o mês de Julho de 1912:
No nosso concelho de Chaves em Julho de 1912, travou-se o combate entre as forças de Paiva Couceiro e as do governo republicano, chefiadas pelo coronel Ribeiro de Carvalho, de que resultou o fim da 1ª incursão monárquica.
Dizem os vários escritos existentes que o “pequeno exército” improvisado dos defensores locais da então Vila de Chaves, se bateram com valentia e heroicidade. Foram estes os acontecimentos que ditam hoje o nosso feriado municipal de 8 de Julho. Disse Carlos Malheiro Dias, nos escritos de «O Estado Actual da Causa Monarchica» P.33, que Paiva Couceiro reconhecia a derrota dizendo "éramos o exército de Lilliput na palma da mão do Gulliver republicano".
A bandeira republicana voltou a ser hasteada no posto aduaneiro de Vila Verde da Raia, cuja guarnição da Guarda Fiscal havia debandado perante a aproximação de uma coluna monárquica.
Um abraço e até breve...
terça-feira, 19 de março de 2013
sexta-feira, 8 de março de 2013
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Quinta de Arcossó - Revista de Vinhos
Depois das pessoas e instituições, os produtos. Estes são os vinhos que
nos fazem sonhar, que nos despertam, como nenhuns outros, os sentidos de prazer.
O ‘top do top’ vem à frente: são os vinhos que maiores classificações obtiveram nas provas da Revista de Vinhos durante 2012. São os vinhos de ‘Excelência’.
A seguir, temos os outros, os que melhor ‘provaram’ em cada região. Grandes vinhos também, mas que por pouco não atingiram o patamar de Excelência. Seja como for, uns e outros constituem o grupo de néctares que considerámos serem os melhores vinhos lançados em Portugal em 2012. Por curiosidade, escolhemos 30 Prémios de Excelência e 131 Prémios Melhor por Região.
O ‘top do top’ vem à frente: são os vinhos que maiores classificações obtiveram nas provas da Revista de Vinhos durante 2012. São os vinhos de ‘Excelência’.
A seguir, temos os outros, os que melhor ‘provaram’ em cada região. Grandes vinhos também, mas que por pouco não atingiram o patamar de Excelência. Seja como for, uns e outros constituem o grupo de néctares que considerámos serem os melhores vinhos lançados em Portugal em 2012. Por curiosidade, escolhemos 30 Prémios de Excelência e 131 Prémios Melhor por Região.
OS MELHORES EM CADA REGIÃO
TRÁS-OS-MONTES
Quinta de Arcossó Bago a Bago Trás-os-Montes Superior tinto 2008
Quinta de Arcossó Trás-os-Montes Reserva branco 2010
Só com trabalho e paixão é que se consegue chegar a este patamar.
Parabéns Amilcar!
Um abraço e bons vinhos...
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Percurso nº 5 - Golfe de Vidago
O bilhete postal de hoje é dedicado a todos os golfistas que deram boas e más tacadas no antigo campo de golfe de Vidago, desenhado por Mackenzie Ross e construído em 1936.
(Bilhete postal da edição Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas - Made in Germany - não circulado)
Agora, é preciso andar mais um pouco porque o percurso passou de 9 a 18 buracos!
Um abraço e boas tacadas...
Subscrever:
Mensagens (Atom)











