terça-feira, 9 de julho de 2013

Hotel do Golfe - II

 
 
Hotel do Golfe visto do parque do Hotel Vidago Palace.
 
Um abraço e até breve com mais algumas imagens deste antigo hotel.

domingo, 7 de julho de 2013

Hotel do Golfe - I


Jardim do antigo Hotel do Golfe. Aqui reinava o charme...


Um abraço e até breve com mais imagens deste saudoso hotel...

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Viva o Verão - Beba Águas de Vidago

 
O verão em Vidago é diferente...
 

A qualquer hora, é hora de beber Águas de Vidago.

Abraço e até breve...

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Capelinha do Côto

 
Mais um bilhete postal raro, que todos reconhecerão!
 
 
(bilhete postal da edição de Augusto Rodrigues - Vidago - feito na Foto Alves - Chaves - não circulado)

Um abraço e até breve...

segunda-feira, 20 de maio de 2013

III Raid Fotográfico "As varandas e janelas de Vidago"

Já estão abertas as inscrições para o III Raid Fotográfico, intitulado “As varandas e janelas de Vidago", organizado, mais uma vez, por este Blog e pela CCV - Casa de Cultura de Vidago e terá lugar na freguesia de Vidago, a 15 de Junho de 2013.
 
Este Raid fotográfico tem por objectivos a busca valorativa da fotografia enquanto forma de expressão artística dinâmica e multifacetada e estímulo da criatividade daqueles que se dedicam, de forma profissional ou amadora, ao prazer de captar e fixar imagens.
 

 
Para consultares o regulamento clica aqui
Formulário directo online clica aqui 
Ficha de inscrição para impressão clica aqui
 
Para mais informações contactar o secretariado do concurso através do
966 579 110 / 935 583 131 ou para o email raidfotografico@gmail.com

Julgamos estarem reunidas todas as condições para termos uma enchente de fotográfos, quer profissionais quer amadores, no próximo dia 15 de Junho.

Um abraço e contamos contigo!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Aguarelas de Vidago





(Aguarela, 12.7 x 17.8 cm, papel Fabriano Hot Press - 23/02/2010)


 (Aguarela, 12x17 cm, Papel Fabriano - 30/08/2008)


(Aguarela, 14x8 cm, pintada num caderno de desenhos - 02/11/2008)

Estas imagens estão disponíveis no blog TransAtlanta de Júlio F. Rodrigues, autor destas belas aguarelas (ver blog).
Júlio Rodrigues, nasceu em Portugal, vive nos Estados Unidos desde 1978. Auto-didacta em assuntos artísticos, trabalha em aguarela, lápis e tinta da China. Prefere temas de natureza arquitectónica, principalmente de interesse histórico.
Obrigado e até breve...

domingo, 5 de maio de 2013

Feliz Dia da Mãe



"A coisa mais importante que um pai pode fazer pelos seus filhos é amar a mãe deles".

À minha querida mãe, beijinhos.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

1 de Maio - Dia Internacional do Trabalhador


(Fonte nº 2 - Vidago - Fotografia oferecida por Pedro Alegria)


O 1º de Maio em Portugal
 
A decisão da Comuna de Paris, de decretar o 1º de Maio como o Dia Internacional do Trabalhador teve repercussões no nosso país. Diz-nos José Mattoso (in História de Portugal, vol. 5), que houve um reforço da luta do movimento operário português em finais do séc. XIX sendo "em torno da associação e da greve que gravita o próprio movimento operário". Entre 1852 e 1910 realizaram-se 559 greves no nosso país. A subida dos salários, a diminuição da jornada de trabalho e a melhoria das condições de laboração eram as principais exigências dos operários.
 
Mas, segundo o mesmo autor, o movimento operário alcançava grande força quando "aquelas (associações) a que hoje chamaríamos propriamente «sindicatos» se juntavam com as recreativas, as de socorros mútuos e os centros políticos". Tal ficou demonstrado no 1º de Maio de 1900 que juntou em Lisboa cerca de 40 mil pessoas, numa altura em que "as classes médias ainda viam as organizações de trabalhadores com alguma simpatia".
 
Durante a I República não se deixou de festejar o Dia do Trabalhador, mas sublinhe-se que um dos primeiros diplomas aprovados, com a instituição do novo regime, dizia respeito ao estabelecimento dos feriados nacionais e destes não constava o dia do trabalhador. Em 1933 é decretada a "unicidade sindical" e o "controle governamental dos sindicatos" esmorecendo um movimento operário que só ganharia novo ânimo na década de 40. Durante o Estado Novo as manifestações no Dia do Trabalho (e não do Trabalhador) eram organizadas e controladas pelo Estado.
 
O primeiro 1º de Maio celebrado em Portugal depois do 25 de Abril foi a maior manifestação alguma vez organizada no país. Só na cidade de Lisboa juntaram-se mais de meio milhão de pessoas. Para muitos, foi a forma dos portugueses demonstrarem a sua adesão ao 25 de Abril, que uma semana antes restituía ao país a democracia.
 
Um abraço e até breve...

terça-feira, 16 de abril de 2013

Vidago - Vila Termal em 1922

Hoje, trago-vos um fabuloso Documentário de 4 minutos, sobre Vidago, vila termal, desde 1886.
Antes de ver este documentário, vamos saber um pouco sobre o significado de "Documentário".
 
Documentário é um género cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade "tal como ela é". O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjectiva da realidade. O filme documentário foi pela primeira vez teorizado por Dziga Vertov (1896-1954), que desenvolve o conceito de "cinema-verdade", defendendo a ideia da fiabilidade do olho da câmara, a seu ver mais fiel à realidade que o olho humano.
 
Agora, vejam estes valiosos 4 minutos de filmagem!
 
 
 
 
Ficha Técnica:
Raul de Caldevilla (1877-1951) - Produtor executivo
Caldevilla Film - Companhia produtora
Caldevilla Film - Distribuidor
Portugal, 1922
Género: Documentário
Duração: 00:04:04, 18 fps
Formato: 35 mm, PB, sem som
AR: 1:1,33
ID CP-MC: 2009560-007

Este documentário é propriedade da Cinemateca Digital, tendo este blog sido autorizado a divulgá-lo. Para mais informações sobre a Cinemateca Digital, deverá consultar o site:
 
Um abraço e até breve....

domingo, 7 de abril de 2013

Aguardente de Vidago

E como hoje é Domingo, o almoço promete ser pesado...Por isso, nada melhor que um bom café com uma aguardente de Vidago depois da refeição!
 
 
(Rótulo utilizado nas garrafas de aguardente do Hotel Avenida)
 
 
(Rótulo utilizado nas garrafas de aguardente do Hotel Avenida)
 
 
Estes rótulos foram oferecidos pelo meu amigo Pedro Alegria, um bem haja!
 
 
Um abraço e bom Domingo...