quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Antiga nascente de Vila Verde

 
Em Agosto passado, decidi ir a Vila Verde ver o estado da antiga nascente de Vila Verde, uma vez que desconhecia a nascente e sua localização.
 
Para obter mais informação sobre esta antiga nascente, consultei o livro do Dr. Alfredo Luíz Lopes "As Águas Mineraes de Vidago em Portugal" (1893).
"...O caudal tem uma certa abundância, e as suas águas cuidadosamente engarrafadas são trazidas dia a dia para o doentes, que delas em Vidago necessitam. Como são pouco usadas junto ao ponto de emergência em virtude das dificuldades de trajecto, a casa que abriga esta nascente é de aparência bastante tosca, conforme o mostra a gravura, mas a sua substituição por um chalet faz parte dos projectados melhoramentos (que nunca aconteceu!). As águas de Vila Verde têm maior percentagem de gás acido carbónico livre e ocupam na escala de alcalina o segundo lugar..."
 
 
 
 (Imagem retirada do livro "Águas Mineraes de Vidago em Portugal - 1893"
de Alfredo Luíz Lopes)
 
 
Actualmente o edifício encontra-se neste estado...
 
Entrada da nascente
Lateral da nascente
Traseira da nascente
Fonte da nascente em cobre
Não encontrei nenhum registo do ano em que a Empresa das Águas de Vidago deixou de utilizar esta nascente.

Um abraço e até breve...

Envelope VM&PS e selo SLBenfica

 
Envelope , da empresa VM&PS, enviado a 8 de Abril de 1963 estampado com selo de 1 escudo, alusivo a dupla vitória do Sport Lisboa e Benfica na Taça dos Campeões Europeus.
 
A Taça dos Campeões Europeus 1961–62 foi a sétima edição do torneio. A competição foi conquistada pelo Benfica que venceu o Real Madrid por 5-3 no Estádio Olímpico de Amesterdão.

Informação sobre o selo:

Desenho: Artur Bual
Impressão: Offset na Casa da Moeda
Folhas de: 10 X 10 selos
Circulação de: 5 FEV 1963 a 30 JUN 1964
Tiragem: Selos de 1$00 – 6.000.000
Papel: Esmalte
Denteado: 13 ½


Um abraço e até breve...

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Apeadeiro Salus - 1972

E o próximo apeadeiro é "Salus". Hoje, vou sentado na última carruagem porque as outras vão cheias de militares que regressam aos seus quartéis.



(Fotografia de 1972 - ao fundo apeadeiro "Salus")
 
Curiosidade: A primeira viagem de comboio no país ocorreu a 28 de Outubro de 1856, em uma linha estabelecida entre Lisboa e o Carregado.
 
Um abraço e até ao próximo apeadeiro...

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Feliz Natal e Boas Festas


Frohe Weihnachten Zalige Kertfeest Feliz Natal  Glaedelig Jul  Feliz Navidad  Merry Christmas   Mo'adim Lesimkha  Hartelijke Kerstroeten  Happy Christmas   Joyeux Noël   Buon Natale  Shinnen Omedeto  Feliz Navidad  Gledelig Jul   Boze Narodzenie  Boas Festas  Hristos Razdajetsja  Hristos se rodi  God Jul  Srozhdestvom Kristovym

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Lago do Vidago Palace Hotel

Hoje, vou sentado num barco a remar e a brincar às corridas...



Mas para poder andar de barco é preciso pagar o bilhete...



Mais um pedaço de papel que nos deixa com saudades de outros tempos...
Um abraço e até breve...

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Quinta de Arcossó - Revista Evasões

 
Hoje, voltamos à Quinta de Arcossó, não para degustar um bom vinho mas sim para divulgar este produtor que produz vinhos "Transmontanos com perfil de Trás-os-Montes".
 

(Capa revista Evasões - Novembro 2013)



Amílcar Salgado, decidiu explorar os solos franco-arenosos e o granito presente na sua quinta para produzir vinhos de grande frescura e com uma complexidade impressionante.
 
Fruto do empenho e dedicação deste produtor e de outros da nossa região, os vinhos transmontanos estão a "renascer" e a "conquistar" o mercado vinícola, não em quantidade, mas sim em vinhos de qualidade.
 

Mais uma vez, parabéns à Quinta de Arcossó que produz vinhos cheios de assinatura, assinaturas lavradas a sangue e vinho.
 
Nota: A revista Evasões surgiu em Agosto de 1997 como projecto dedicado à divulgação do turismo em Portugal e oferece todos os meses um conjunto de escolhas apropriadas ao pleno aproveitamento dos tempos de lazer, passeios em Portugal e Espanha, gastronomia e vinhos, moda, tendências e consumos diversos.
 
Um abraço e até ao próximo copo...

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Viagem de Comboio

A vida não é mais do que uma viagem de comboio: repleto de embarques e desembarques, salpicado por acidentes, surpresas agradáveis em algumas estações e tristezas noutras.
Esforcemo-nos para que, quando chegar o momento de desembarcar, o nosso lugar vazio deixe saudades e umas lindas recordações para todos os que continuam a viagem.

 
(Fotografia de 1972 - Estação de Vidago)
 

Um abraço e até ao próximo apeadeiro...

sábado, 23 de novembro de 2013

Nova página - Saudade


O responsável por este Blog decidiu criar uma nova página destinada a perpetuar a memória de umas quantas figuras que, inexoravelmente, vão desaparecendo desta região. Vai designar-se por, SAUDADE e cujos textos serão da responsabilidade do nosso amigo Floripo Salvador. Afinal a saudade é um sentimento nostálgico intrinsecamente português! Na página da saudade vamos recordar, de forma perene, gente que nos deixou isso mesmo: grande saudade! Por razões óbvias a página nunca poderia ser exaustiva no contexto social da vila e, muito menos, da região. Também tenho a consciência de que qualquer critério a adotar, relativamente às pessoas a inserir na página, seria sempre discutível. Porém, tenho que me decidir por um. Assim, entendi que a página lembrará gente de todos os estratos sociais e económicos. Gente natural de Vidago ou apenas residente na terra, mas também homens e mulheres não naturais ou residentes mas que, de alguma forma, estejam ligados a esta vila.
A página privilegiará figuras que marcaram a nossa memória pelas mais variadas razões: a figura que foi relevante no tecido económico da região; a que teve papel importante na vida social da vila; a pessoa de comportamento cívico exemplar para todos; a figura popularmente indissociável no meio e que nos marcou ao longo da sua existência, etc.
A página SAUDADE apenas deseja, de uma forma simples, respeitosa e carinhosa, contribuir para que o arquivo da memória de cada um de nós preserve aspetos que caracterizaram algumas figuras que, paulatinamente, vão cumprindo o calendário das suas vidas!
(para aceder à página da "saudade" clicar no separador, no topo do blog)
Um abraço e até breve...

terça-feira, 12 de novembro de 2013

IV Raid Fotográfico - Resultados

Já são conhecidos os vencedores do “IV Raid Fotográfico – Outono em Vidago”, organizado pelo Blog “Meu Vidago” e pela Casa de Cultura de Vidago, no passado dia 26 de Outubro de 2013.

1º Prémio - Jorge Pereira
 

 
2º Prémio - Ricardo Cruz

 
3º Prémio - Luís Varandas
 
Recordo os prémios atribuídos:
 
1º Prémio – Fim-de-semana para 2 pessoas em regime de APA no SOLAR DE OURA – Oura
2º Prémio – 1 Massagem para 1 pessoa / Massagem vibracional com Cristais no HOTEL PERFUME PRIMAVERA - Vidago
3º Prémio – 1 Jantar para 2 pessoas no Restaurante QUINTA DOS CARVALHOS - Vidago

Obrigado a todos os concorrentes e parabéns aos vencedores.

Um abraço e até breve...

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Discoteca Papilon - Entrada

Por vezes, gosto de mexer nas minhas gavetas e lá vou encontrando coisas interessantes. Desta vez, foi uma entrada para a antiga Discoteca - Pub Papilon.
 
Provavelmente, seria das minhas últimas idas à Papilon...
 

Mais um pedaço de papel que deixa saudades.

Um abraço e até breve...