domingo, 2 de fevereiro de 2014

Rally Alto Tâmega - 1990

Tenho a certeza que todos sentimos saudades desta antiga prova de rally. Fecho os meus olhos e parece que ouço aqueles motores, sinto o cheiro da gasolina e da borracha dos pneus. Ai, tanta emoção...

Felizmente, houve alguém que registou pequenos momentos para, hoje, matarmos essas saudades.


Nota: minuto 1'08 e 1'23 - Praia de Vidago!

Abraço e até breve...

sábado, 25 de janeiro de 2014

Grande Hotel de Vidago - Sala de leitura


As noites estão longas o que convidam a longos serões de leitura à lareira, sentado num sofá...



(Fotografia da sala de leitura do antigo Grande Hotel de Vidago)

Um abraço e boas leituras...

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Feira de Vidago - Oleiro de Selhariz

Hoje, vou falar de Selhariz, porque durante vários anos o oleiro Silvino da Silva e sua esposa Maria Rita de Jesus vendiam os seus produtos nas feiras de Vidago.

Silvino da Silva fazia o que tinha aprendido com seu pai, cântaros, alguidares, tanhas/talhas, cafeteiras, caçoilas, garrafões, potas, púcaros e canudos para as toupeiras, denotando-se nas suas peças uma elevada qualidade no que toca à forma e à decoração.

Silvino da Silva era conhecido pela designação de pucareiro e com a sua morte terminou em Selhariz o fabrico de loiça preta.

(Loiça do oleiro Silvino da Silva à venda na feira de Vidago, em Setembro de 1944. Fotografia de Joaquim Santos Júnior)



Algumas das suas peças encontram-se no Museu de Olaria (Município de Barcelos).


Um abraço e até breve...

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Antiga nascente de Vila Verde

 
Em Agosto passado, decidi ir a Vila Verde ver o estado da antiga nascente de Vila Verde, uma vez que desconhecia a nascente e sua localização.
 
Para obter mais informação sobre esta antiga nascente, consultei o livro do Dr. Alfredo Luíz Lopes "As Águas Mineraes de Vidago em Portugal" (1893).
"...O caudal tem uma certa abundância, e as suas águas cuidadosamente engarrafadas são trazidas dia a dia para o doentes, que delas em Vidago necessitam. Como são pouco usadas junto ao ponto de emergência em virtude das dificuldades de trajecto, a casa que abriga esta nascente é de aparência bastante tosca, conforme o mostra a gravura, mas a sua substituição por um chalet faz parte dos projectados melhoramentos (que nunca aconteceu!). As águas de Vila Verde têm maior percentagem de gás acido carbónico livre e ocupam na escala de alcalina o segundo lugar..."
 
 
 
 (Imagem retirada do livro "Águas Mineraes de Vidago em Portugal - 1893"
de Alfredo Luíz Lopes)
 
 
Actualmente o edifício encontra-se neste estado...
 
Entrada da nascente
Lateral da nascente
Traseira da nascente
Fonte da nascente em cobre
Não encontrei nenhum registo do ano em que a Empresa das Águas de Vidago deixou de utilizar esta nascente.

Um abraço e até breve...

Envelope VM&PS e selo SLBenfica

 
Envelope , da empresa VM&PS, enviado a 8 de Abril de 1963 estampado com selo de 1 escudo, alusivo a dupla vitória do Sport Lisboa e Benfica na Taça dos Campeões Europeus.
 
A Taça dos Campeões Europeus 1961–62 foi a sétima edição do torneio. A competição foi conquistada pelo Benfica que venceu o Real Madrid por 5-3 no Estádio Olímpico de Amesterdão.

Informação sobre o selo:

Desenho: Artur Bual
Impressão: Offset na Casa da Moeda
Folhas de: 10 X 10 selos
Circulação de: 5 FEV 1963 a 30 JUN 1964
Tiragem: Selos de 1$00 – 6.000.000
Papel: Esmalte
Denteado: 13 ½


Um abraço e até breve...

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Apeadeiro Salus - 1972

E o próximo apeadeiro é "Salus". Hoje, vou sentado na última carruagem porque as outras vão cheias de militares que regressam aos seus quartéis.



(Fotografia de 1972 - ao fundo apeadeiro "Salus")
 
Curiosidade: A primeira viagem de comboio no país ocorreu a 28 de Outubro de 1856, em uma linha estabelecida entre Lisboa e o Carregado.
 
Um abraço e até ao próximo apeadeiro...

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Feliz Natal e Boas Festas


Frohe Weihnachten Zalige Kertfeest Feliz Natal  Glaedelig Jul  Feliz Navidad  Merry Christmas   Mo'adim Lesimkha  Hartelijke Kerstroeten  Happy Christmas   Joyeux Noël   Buon Natale  Shinnen Omedeto  Feliz Navidad  Gledelig Jul   Boze Narodzenie  Boas Festas  Hristos Razdajetsja  Hristos se rodi  God Jul  Srozhdestvom Kristovym

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Lago do Vidago Palace Hotel

Hoje, vou sentado num barco a remar e a brincar às corridas...



Mas para poder andar de barco é preciso pagar o bilhete...



Mais um pedaço de papel que nos deixa com saudades de outros tempos...
Um abraço e até breve...

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Quinta de Arcossó - Revista Evasões

 
Hoje, voltamos à Quinta de Arcossó, não para degustar um bom vinho mas sim para divulgar este produtor que produz vinhos "Transmontanos com perfil de Trás-os-Montes".
 

(Capa revista Evasões - Novembro 2013)



Amílcar Salgado, decidiu explorar os solos franco-arenosos e o granito presente na sua quinta para produzir vinhos de grande frescura e com uma complexidade impressionante.
 
Fruto do empenho e dedicação deste produtor e de outros da nossa região, os vinhos transmontanos estão a "renascer" e a "conquistar" o mercado vinícola, não em quantidade, mas sim em vinhos de qualidade.
 

Mais uma vez, parabéns à Quinta de Arcossó que produz vinhos cheios de assinatura, assinaturas lavradas a sangue e vinho.
 
Nota: A revista Evasões surgiu em Agosto de 1997 como projecto dedicado à divulgação do turismo em Portugal e oferece todos os meses um conjunto de escolhas apropriadas ao pleno aproveitamento dos tempos de lazer, passeios em Portugal e Espanha, gastronomia e vinhos, moda, tendências e consumos diversos.
 
Um abraço e até ao próximo copo...

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Viagem de Comboio

A vida não é mais do que uma viagem de comboio: repleto de embarques e desembarques, salpicado por acidentes, surpresas agradáveis em algumas estações e tristezas noutras.
Esforcemo-nos para que, quando chegar o momento de desembarcar, o nosso lugar vazio deixe saudades e umas lindas recordações para todos os que continuam a viagem.

 
(Fotografia de 1972 - Estação de Vidago)
 

Um abraço e até ao próximo apeadeiro...