sábado, 26 de abril de 2014

Restos de Colecção

Em Vidago, é possível encontrar uma placa metálica que resiste em permanecer, sabendo nós que a informação que ela contém já não é verdadeira.

Desde 2005, que a fábrica de engarrafamento de águas de Vidago foi transferida para as Pedras Salgadas e que gerou polémica por parte da população, da Junta de Freguesia de Vidago e da Câmara Municipal de Chaves.

Agora, e até ver, ainda resiste esta simples placa, numa espécie de "Restos de Colecção".



Um abraço e até breve...

domingo, 6 de abril de 2014

Livro "Memórias da Freixeda" - versão digital

Já está disponível em formato digital o livro "Memórias da Freixeda", do autor Floripo Virgílio Salvador.

Para aceder ao livro, basta cliquar  em "Memórias da Freixeda".




Este livro digital é protegido pelo Código do Direito de Autor. Não pode ser alterado, plagiado, distribuído ou comercializado de nenhuma forma, sem a expressa autorização do seu autor.

Boa leitura e até breve...

sexta-feira, 28 de março de 2014

2ª Feira Transmontana da Moeda e 1ª da Medalha - Vidago

Realizou-se, em Vidago, a 28 de Abril de 1973, a 2ª Feira Transmontana da Moeda e a 1ª da Medalha. Desconheço quem terá organizado esta feira, só sei que a 1ª feira da Moeda de Trás-os-Montes foi organizada no mesmo ano, no Vidago Palace Hotel, pelo falecido Manuel Queiroz Ribeiro.

Vamos agora a Medalha:




Medalha em bronze



Verso: Igreja do Olmo - Vidago

A Capela do Olmo, ou Capela de S. Simão, localiza-se no largo central do núcleo urbano mais antigo de Vidago. Foi mandada construir pelo seu povo em 1802, e foi o primeiro local de culto da povoação. Capela de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, de volume único e interiormente diferenciado, iluminado pelo óculo axial e janelas laterais e com tectos curvos de madeira. Fachadas de cunhais apilastrados e terminadas em friso e cornija. Fachada principal terminada em empena truncada por sineira, rasgada por portal de verga recta encimado por frontão triangular interrompido e óculo quadrilobado. Fachada lateral direita rasgada por porta travessa e duas janelas de capialço, uma na nave e outra na capela-mor. No interior, coro-alto, púlpito no lado do Evangelho, dois retábulos de talha e retábulo-mor oitocentista, de planta recta e três eixos.

Para recordar, fica, novamente, a medalha da 1ª Feira



Um abraço e até breve...

sábado, 22 de março de 2014

Dia Mundial da Água

22 de Março | Dia Mundial da Água


Na sequência da Cimeira do RIO ‘92, a Assembleia Geral das Nações Unidas, criou o Dia Mundial da Água, a celebrar todos os anos a 22 de Março.

Dada a importância da água para a vida, a celebração desta efeméride pretende conciencializar os cidadãos para a necessidade de assegurar água de qualidade para todos, preservar as suas funções e garantir a sua sustentabilidade.

Todos os anos é proposto um tema novo para reflexão. Este ano, o tema  escolhido, Água e Energia, visa, entre outros: Aumentar o conhecimento e a consciência social sobre as interrelações entre a água e energia; Contribuir para o diálogo político em torno do nexo de água e energia; Demonstrar aos decisores políticos e agentes económicos que operam nos sectores da água e energia, que só através de abordagens integradas podem ser encontradas soluções com impactos económicos e sociais significativos e duradouros.


Por aqui, vamos celebrar este dia com a nossa água, Água de Vidago!































Um abraço e bebam água...

quinta-feira, 20 de março de 2014

Aniversário da chegada do comboio - 1910-2014

Hoje, em Vidago, cumprem-se os 104 anos da chegada do comboio à vila. Foi a 20 de Março, no longínquo ano de 1910, que as locomotivas da série 161-170, poderosas máquinas articuladas ("Mallet"), construídas pela casa Alemã Henchel, fizeram pela primeira vez o trajecto das Pedras Salgadas a Vidago, num total de 14Kms270mts.

Hoje, resta apenas a lembrança dos mais antigos e algumas estruturas que fazem lembrar aos mais novos que as locomotivas por lá passaram outrora.


(Estação de Vidago - 1972)



(Cartaz da Comemoração do Centenário da chegada do comboio a Vidago - 2010)





Um abraço e boas recordações...

segunda-feira, 17 de março de 2014

Vidago Palace Hotel - 1913

De volta ao Vidago Palace Hotel, desta vez com um bilhete postal com uma vista do lado sul.



Este hotel foi, durante muitos anos, considerado o mais luxuoso da Península e um dos melhores da Europa, como comprova este anúncio publicado no ano de 1913.



Hoje, este hotel é considerado um dos mais famosos hotéis históricos de luxo em Portugal, tendo para isso ganho prémios internacionais - "Best New or Back on the Scene Hotel" (2014)que reconhece o Vidago Palace como um dos mais luxuosos e exclusivos hotéis a nível mundial, "Seven Star Global Luxury Award" (2013) que premiou os 19 melhores hotéis 5 estrelas do mundo, onde se inclui o Vidago Palace.

Um abraço e até breve...

sexta-feira, 7 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, leva-nos a uma breve retrospectiva da evolução do nosso papel na sociedade. 
Neste dia e no meio de tantas mulheres com características tão diversas, não podemos esquecer as mulheres que, durante muitos anos, trabalharam nos hotéis e pensões de Vidago.


(Funcionárias do antigo Hotel Avenida - Vidago)


(Funcionárias do antigo Hotel Avenida - Vidago)

A todas as mulheres de Vidago e do meu país, dedico um poema de Maria Teresa Horta:

Mulheres do meu país

Deu-nos Abril
o gesto e a palavra
fala de nós
por dentro da raiz
Mulheres
quebrámos as grandes barricadas
dizendo igualdade 
a quem ouvir nos quis
e assim continuamos
de mãos dadas
o povo somos
mulheres do meu país

Maria Teresa Horta (Lisboa 2009)


Fotografias oferecidas pelo meu amigo Pedro Alegria, um bem haja!

Um abraço e parabéns às mulheres...

domingo, 2 de março de 2014

Postal de Vidago - 4 em 1


Neste Domingo Gordo e depois de saborear um cozido, não me restam muitas força para escrever!


(Bilhete postal da edição do Bazar Avenida - Vidago - Agosto de 1969)

Um abraço e bom Carnaval...

sábado, 22 de fevereiro de 2014

A água termal de Vidago - Soneto



Vidago, tens a virtude,
De ter água milagrosa:
És a fonte da saúde
E és a Estância mais formosa.

Do teu sub-solo profundo
Brota água medicinal,
A única em todo o mundo,
Injectável, natural.

Foi prémio da natureza
Dado à gente portuguesa,
Em Vidago, Portugal

E nenhum outro país
Neste mundo é tão feliz
Com água assim mineral.

Major Gonçalves dos Santos (1967)

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O Pequeno Hotel - 1893

O Pequeno Hotel, que a gravura abaixo reproduz, ficava instalado no edifício do estabelecimento hidroterapêutico, ocupando todo o andar superior. Era composto por quartos independentes e com janela, cujos os preços eram iguais aos de 2ª classe do Grande Hotel de Vidago. O serviço de mesa era feito em simultâneamente com o do Grande Hotel, no salão de jantar.

(Imagem retirada do livro "As Águas Mineraes de Vidago, de Alfredo Luíz Lopes" 1893)

Para quem não sabe, este edifício ficava situado onde, actualmente, está o edifício Atlântico. Do lado esquerdo da imagem, hoje encontramos o café "Meia Laranja".

Um abraço e até breve...