sexta-feira, 16 de maio de 2014

Vidago Palace Hotel - Portão


Sejam bem vindos!



(Bilhete postal da edição Union Postale Universelle - não circulado)

Para terminar, não se esqueçam deste provérbio: 

"Quem parte leva saudades, quem fica saudades tem"

Um abraço e até breve...

terça-feira, 6 de maio de 2014


Uma enjeitada rotunda!

Já lá vão uns bons anos que que a A24 serve, e bem, a vila de Vidago. A distância relativa que une a localidade às principais cidades do norte de Portugal traduz-se num inquestionável benefício para quem aqui vive e, também, para quem nos visita.

A crónica que hoje levo ao conhecimento dos leitores tem a ver com uma situação duradoura e inexplicavelmente triste que se prende com a rotunda de acesso da A24, à nossa estância termal. Já há dois ou três anos, e porque me parecia tempo a mais para tanto desmazelo, o Jornal de Notícias publicou uma crónica que entendi efetuar sobre este assunto.

Volvidos que são todos estes anos mantém-se o estado deplorável da pobre rotunda que bem poderia ser, para quem chega, o primeiro sinal de vitalidade da fresca e cosmopolita vila. Pelo contrário, o aspecto deplorável da rotunda é bem revelador de um grande desprezo pela localidade e, também, de enorme desconsideração pelas pessoas que ali vivem e, ainda, pelas que nos visitam!

Deixo um desafio! Percorra-se o país e descubra-se onde exista uma situação paralela! Não devo pronunciar-me sobre quem, institucionalmente, caberá a responsabilidade de pôr termo a esta situação. Porém, todos sabemos que haverá, certamente, alguém no âmbito autárquico ou na grande empresa que mais interesses, económicos e turísticos, tem em Vidago, força suficiente para influenciar o arranjo de uma solução para melhorar tão deprimente rotunda!

Floripo Salvador

Maio 2014


sábado, 26 de abril de 2014

Restos de Colecção

Em Vidago, é possível encontrar uma placa metálica que resiste em permanecer, sabendo nós que a informação que ela contém já não é verdadeira.

Desde 2005, que a fábrica de engarrafamento de águas de Vidago foi transferida para as Pedras Salgadas e que gerou polémica por parte da população, da Junta de Freguesia de Vidago e da Câmara Municipal de Chaves.

Agora, e até ver, ainda resiste esta simples placa, numa espécie de "Restos de Colecção".



Um abraço e até breve...

domingo, 6 de abril de 2014

Livro "Memórias da Freixeda" - versão digital

Já está disponível em formato digital o livro "Memórias da Freixeda", do autor Floripo Virgílio Salvador.

Para aceder ao livro, basta cliquar  em "Memórias da Freixeda".




Este livro digital é protegido pelo Código do Direito de Autor. Não pode ser alterado, plagiado, distribuído ou comercializado de nenhuma forma, sem a expressa autorização do seu autor.

Boa leitura e até breve...

sexta-feira, 28 de março de 2014

2ª Feira Transmontana da Moeda e 1ª da Medalha - Vidago

Realizou-se, em Vidago, a 28 de Abril de 1973, a 2ª Feira Transmontana da Moeda e a 1ª da Medalha. Desconheço quem terá organizado esta feira, só sei que a 1ª feira da Moeda de Trás-os-Montes foi organizada no mesmo ano, no Vidago Palace Hotel, pelo falecido Manuel Queiroz Ribeiro.

Vamos agora a Medalha:




Medalha em bronze



Verso: Igreja do Olmo - Vidago

A Capela do Olmo, ou Capela de S. Simão, localiza-se no largo central do núcleo urbano mais antigo de Vidago. Foi mandada construir pelo seu povo em 1802, e foi o primeiro local de culto da povoação. Capela de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, de volume único e interiormente diferenciado, iluminado pelo óculo axial e janelas laterais e com tectos curvos de madeira. Fachadas de cunhais apilastrados e terminadas em friso e cornija. Fachada principal terminada em empena truncada por sineira, rasgada por portal de verga recta encimado por frontão triangular interrompido e óculo quadrilobado. Fachada lateral direita rasgada por porta travessa e duas janelas de capialço, uma na nave e outra na capela-mor. No interior, coro-alto, púlpito no lado do Evangelho, dois retábulos de talha e retábulo-mor oitocentista, de planta recta e três eixos.

Para recordar, fica, novamente, a medalha da 1ª Feira



Um abraço e até breve...

sábado, 22 de março de 2014

Dia Mundial da Água

22 de Março | Dia Mundial da Água


Na sequência da Cimeira do RIO ‘92, a Assembleia Geral das Nações Unidas, criou o Dia Mundial da Água, a celebrar todos os anos a 22 de Março.

Dada a importância da água para a vida, a celebração desta efeméride pretende conciencializar os cidadãos para a necessidade de assegurar água de qualidade para todos, preservar as suas funções e garantir a sua sustentabilidade.

Todos os anos é proposto um tema novo para reflexão. Este ano, o tema  escolhido, Água e Energia, visa, entre outros: Aumentar o conhecimento e a consciência social sobre as interrelações entre a água e energia; Contribuir para o diálogo político em torno do nexo de água e energia; Demonstrar aos decisores políticos e agentes económicos que operam nos sectores da água e energia, que só através de abordagens integradas podem ser encontradas soluções com impactos económicos e sociais significativos e duradouros.


Por aqui, vamos celebrar este dia com a nossa água, Água de Vidago!































Um abraço e bebam água...

quinta-feira, 20 de março de 2014

Aniversário da chegada do comboio - 1910-2014

Hoje, em Vidago, cumprem-se os 104 anos da chegada do comboio à vila. Foi a 20 de Março, no longínquo ano de 1910, que as locomotivas da série 161-170, poderosas máquinas articuladas ("Mallet"), construídas pela casa Alemã Henchel, fizeram pela primeira vez o trajecto das Pedras Salgadas a Vidago, num total de 14Kms270mts.

Hoje, resta apenas a lembrança dos mais antigos e algumas estruturas que fazem lembrar aos mais novos que as locomotivas por lá passaram outrora.


(Estação de Vidago - 1972)



(Cartaz da Comemoração do Centenário da chegada do comboio a Vidago - 2010)





Um abraço e boas recordações...

segunda-feira, 17 de março de 2014

Vidago Palace Hotel - 1913

De volta ao Vidago Palace Hotel, desta vez com um bilhete postal com uma vista do lado sul.



Este hotel foi, durante muitos anos, considerado o mais luxuoso da Península e um dos melhores da Europa, como comprova este anúncio publicado no ano de 1913.



Hoje, este hotel é considerado um dos mais famosos hotéis históricos de luxo em Portugal, tendo para isso ganho prémios internacionais - "Best New or Back on the Scene Hotel" (2014)que reconhece o Vidago Palace como um dos mais luxuosos e exclusivos hotéis a nível mundial, "Seven Star Global Luxury Award" (2013) que premiou os 19 melhores hotéis 5 estrelas do mundo, onde se inclui o Vidago Palace.

Um abraço e até breve...

sexta-feira, 7 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, leva-nos a uma breve retrospectiva da evolução do nosso papel na sociedade. 
Neste dia e no meio de tantas mulheres com características tão diversas, não podemos esquecer as mulheres que, durante muitos anos, trabalharam nos hotéis e pensões de Vidago.


(Funcionárias do antigo Hotel Avenida - Vidago)


(Funcionárias do antigo Hotel Avenida - Vidago)

A todas as mulheres de Vidago e do meu país, dedico um poema de Maria Teresa Horta:

Mulheres do meu país

Deu-nos Abril
o gesto e a palavra
fala de nós
por dentro da raiz
Mulheres
quebrámos as grandes barricadas
dizendo igualdade 
a quem ouvir nos quis
e assim continuamos
de mãos dadas
o povo somos
mulheres do meu país

Maria Teresa Horta (Lisboa 2009)


Fotografias oferecidas pelo meu amigo Pedro Alegria, um bem haja!

Um abraço e parabéns às mulheres...

domingo, 2 de março de 2014

Postal de Vidago - 4 em 1


Neste Domingo Gordo e depois de saborear um cozido, não me restam muitas força para escrever!


(Bilhete postal da edição do Bazar Avenida - Vidago - Agosto de 1969)

Um abraço e bom Carnaval...