quarta-feira, 18 de junho de 2014

Vinhos Quinta de Arcossó - Medalha de Ouro e Mercado Alemão

Prémios atrás de prémios, a Quinta de Arcossó já é uma grande referência a nível nacional e internacional. 

Medalha de Ouro - "Concurso Vinhos de Portugal - 2014"


O alemão Hendrik Thoma revela a selecção dos 50 Grandes Vinhos portugueses para o mercado alemão, onde não faltou a Quinta de Arcossó.




O mercado alemão conheceu, recentemente, a selecção dos 50 Grandes Vinhos Portugueses do Master Sommelier Hendrik Thoma. Após ter sido divulgada em Frankfurt, no Kameha Suite Taunusanlage 20, a lista foi revelada no passado dia 4 de Junho em Hamburgo, no Atlantic Kempinski Hotel


Hendrik Thoma foi convidado pela ViniPortugal para liderar o lançamento da apresentação dos 50 Grandes Vinhos Portugueses, guiado pelo sucesso alcançado no Reino Unido, Estados Unidos e Brasil. Conquistar o público consumidor, trade e líderes de opinião para o vinho português é o objectivo prioritário da iniciativa que pretende fortalecer a notoriedade e o conhecimento dos Vinhos de Portugal no mercado alemão. 

Um abraço e bons vinhos...

domingo, 1 de junho de 2014

1 de Junho - Dia Mundial da Criança

Tudo começou depois da II Guerra Mundial, em 1945, devido às más condições em que as crianças viviam nesse período pós-guerra. Nessa altura, os países da Europa e Oriente entraram em crise e as populações destes países viviam muito mal... em especial as crianças.

Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Esse dia foi celebrado pela primeira vez no dia 1 de Junho de 1950.

Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a: 

- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais



A 20 de Novembro de 1959, estes direitos foram passados para o papel e foi legalmente aprovada a "Declaração dos Direitos das Crianças", um documento com um conjunto de leis sobre a protecção das crianças.


Feliz dia para todas as crianças, principalmente, vidaguenses!

Um abraço e até breve...

segunda-feira, 19 de maio de 2014

V Raid Fotográfico - Água na objetiva

O “V Raid Fotográfico – Água na objetiva”, é organizado pelo Blog “Meu Vidago” e pela Casa de Cultura de Vidago, que tem por objectivos a busca valorativa da fotografia enquanto forma de expressão artística dinâmica e multifacetada e estímulo da criatividade daqueles que se dedicam, de forma profissional ou amadora, ao prazer de captar e fixar imagens.

O V Raid realiza-se no dia 7 de junho de 2014, a partir das 10h00, tendo o seu início na sede da Casa de Cultura de Vidago – Largo da Praça - loja 14, local da credenciação dos participantes, onde deverão comparecer entre as 10h00 e as 10h30. A entrega de trabalhos será feita no mesmo local até às 16h00, do mesmo dia.





Os prémios a atribuir serão os seguintes:

1º Prémio – Fim-de-semana para 2 pessoas em regime de APA no SOLAR DE OURA – Oura
2º Prémio – 1 Voucher no SPA do Vidago Palace Hotel - Vidago
3º Prémio – 1 Jantar para 2 pessoas no Restaurante do PRIMAVERA PERFUME HOTEL - Vidago


Os prémios e certificados de participação serão entregues dia 21 de junho 2014, na 
Festa das Sopas, após o escrutínio a realizar no mercado municipal de Vidago. 


Regulamento clica aqui
Inscrição online clica aqui

Este blog agradece, mais uma vez, a parceria do Solar de Oura, do hotel Vidago Palace, do hotel Primavera Perfume Hotel e dos apoios da Junta de Freguesia de Vidago e do Município de Chaves.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Vidago Palace Hotel - Portão


Sejam bem vindos!



(Bilhete postal da edição Union Postale Universelle - não circulado)

Para terminar, não se esqueçam deste provérbio: 

"Quem parte leva saudades, quem fica saudades tem"

Um abraço e até breve...

terça-feira, 6 de maio de 2014


Uma enjeitada rotunda!

Já lá vão uns bons anos que que a A24 serve, e bem, a vila de Vidago. A distância relativa que une a localidade às principais cidades do norte de Portugal traduz-se num inquestionável benefício para quem aqui vive e, também, para quem nos visita.

A crónica que hoje levo ao conhecimento dos leitores tem a ver com uma situação duradoura e inexplicavelmente triste que se prende com a rotunda de acesso da A24, à nossa estância termal. Já há dois ou três anos, e porque me parecia tempo a mais para tanto desmazelo, o Jornal de Notícias publicou uma crónica que entendi efetuar sobre este assunto.

Volvidos que são todos estes anos mantém-se o estado deplorável da pobre rotunda que bem poderia ser, para quem chega, o primeiro sinal de vitalidade da fresca e cosmopolita vila. Pelo contrário, o aspecto deplorável da rotunda é bem revelador de um grande desprezo pela localidade e, também, de enorme desconsideração pelas pessoas que ali vivem e, ainda, pelas que nos visitam!

Deixo um desafio! Percorra-se o país e descubra-se onde exista uma situação paralela! Não devo pronunciar-me sobre quem, institucionalmente, caberá a responsabilidade de pôr termo a esta situação. Porém, todos sabemos que haverá, certamente, alguém no âmbito autárquico ou na grande empresa que mais interesses, económicos e turísticos, tem em Vidago, força suficiente para influenciar o arranjo de uma solução para melhorar tão deprimente rotunda!

Floripo Salvador

Maio 2014


sábado, 26 de abril de 2014

Restos de Colecção

Em Vidago, é possível encontrar uma placa metálica que resiste em permanecer, sabendo nós que a informação que ela contém já não é verdadeira.

Desde 2005, que a fábrica de engarrafamento de águas de Vidago foi transferida para as Pedras Salgadas e que gerou polémica por parte da população, da Junta de Freguesia de Vidago e da Câmara Municipal de Chaves.

Agora, e até ver, ainda resiste esta simples placa, numa espécie de "Restos de Colecção".



Um abraço e até breve...

domingo, 6 de abril de 2014

Livro "Memórias da Freixeda" - versão digital

Já está disponível em formato digital o livro "Memórias da Freixeda", do autor Floripo Virgílio Salvador.

Para aceder ao livro, basta cliquar  em "Memórias da Freixeda".




Este livro digital é protegido pelo Código do Direito de Autor. Não pode ser alterado, plagiado, distribuído ou comercializado de nenhuma forma, sem a expressa autorização do seu autor.

Boa leitura e até breve...

sexta-feira, 28 de março de 2014

2ª Feira Transmontana da Moeda e 1ª da Medalha - Vidago

Realizou-se, em Vidago, a 28 de Abril de 1973, a 2ª Feira Transmontana da Moeda e a 1ª da Medalha. Desconheço quem terá organizado esta feira, só sei que a 1ª feira da Moeda de Trás-os-Montes foi organizada no mesmo ano, no Vidago Palace Hotel, pelo falecido Manuel Queiroz Ribeiro.

Vamos agora a Medalha:




Medalha em bronze



Verso: Igreja do Olmo - Vidago

A Capela do Olmo, ou Capela de S. Simão, localiza-se no largo central do núcleo urbano mais antigo de Vidago. Foi mandada construir pelo seu povo em 1802, e foi o primeiro local de culto da povoação. Capela de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, de volume único e interiormente diferenciado, iluminado pelo óculo axial e janelas laterais e com tectos curvos de madeira. Fachadas de cunhais apilastrados e terminadas em friso e cornija. Fachada principal terminada em empena truncada por sineira, rasgada por portal de verga recta encimado por frontão triangular interrompido e óculo quadrilobado. Fachada lateral direita rasgada por porta travessa e duas janelas de capialço, uma na nave e outra na capela-mor. No interior, coro-alto, púlpito no lado do Evangelho, dois retábulos de talha e retábulo-mor oitocentista, de planta recta e três eixos.

Para recordar, fica, novamente, a medalha da 1ª Feira



Um abraço e até breve...

sábado, 22 de março de 2014

Dia Mundial da Água

22 de Março | Dia Mundial da Água


Na sequência da Cimeira do RIO ‘92, a Assembleia Geral das Nações Unidas, criou o Dia Mundial da Água, a celebrar todos os anos a 22 de Março.

Dada a importância da água para a vida, a celebração desta efeméride pretende conciencializar os cidadãos para a necessidade de assegurar água de qualidade para todos, preservar as suas funções e garantir a sua sustentabilidade.

Todos os anos é proposto um tema novo para reflexão. Este ano, o tema  escolhido, Água e Energia, visa, entre outros: Aumentar o conhecimento e a consciência social sobre as interrelações entre a água e energia; Contribuir para o diálogo político em torno do nexo de água e energia; Demonstrar aos decisores políticos e agentes económicos que operam nos sectores da água e energia, que só através de abordagens integradas podem ser encontradas soluções com impactos económicos e sociais significativos e duradouros.


Por aqui, vamos celebrar este dia com a nossa água, Água de Vidago!































Um abraço e bebam água...

quinta-feira, 20 de março de 2014

Aniversário da chegada do comboio - 1910-2014

Hoje, em Vidago, cumprem-se os 104 anos da chegada do comboio à vila. Foi a 20 de Março, no longínquo ano de 1910, que as locomotivas da série 161-170, poderosas máquinas articuladas ("Mallet"), construídas pela casa Alemã Henchel, fizeram pela primeira vez o trajecto das Pedras Salgadas a Vidago, num total de 14Kms270mts.

Hoje, resta apenas a lembrança dos mais antigos e algumas estruturas que fazem lembrar aos mais novos que as locomotivas por lá passaram outrora.


(Estação de Vidago - 1972)



(Cartaz da Comemoração do Centenário da chegada do comboio a Vidago - 2010)





Um abraço e boas recordações...