terça-feira, 15 de julho de 2014

Largo dos banhos

Como tinha prometido a semana passada, hoje vou publicar o último bilhete postal que, recentemente, adquiri. Estamos perante um bilhete postal raro e que nos retrata uma rua de Vidago muito antiga. Não sei ao certo o ano desta imagem, uma vez que este postal não circulou mas será entre 1900/1910. O primeiro balneário termal de Vidago é o edifício mais pequeno que aparece à direita, junto do edifício chamado Pequeno Hotel. Ambos inaugurados a quando da abertura do Grande Hotel de Vidago (1874).




(Bilhete postal da edição de Germano A. Costa - Vidago - não circulado)


Para poderem verificar as diferenças, fotografei o mesmo local. 



(fotografia de Julho de 2014)


Um abraço e até breve...

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Cruz Caldas, o publicitário ao serviço da VM&PS (2)


Esboço a aguarela para publicidade às Águas de Vidago, com o Vidago Palace ao fundo, em primeiro plano a garrafa de águas e um jogador de golf. Ilustração de Cruz Caldas enquanto empregado, litógrafo maquetista, na Empresa do Bolhão, no Porto.


Para semana, prometo publicar um bilhete postal raro, que adquiri recentemente.

Um abraço e até breve...

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cruz Caldas, o publicitário ao serviço da VM&PS (1)

Cruz Caldas (1897-1975)

Caricaturista, escritor, ilustrador e publicitário português, António Cruz Caldas nasceu em 1897, no Porto, e faleceu em 1975, na mesma cidade.
Oriundo de uma família de artistas, o pai e o irmão eram escultores, teve ainda nos padrinhos importantes referências artísticas: a pintora Aurélia de Sousa e o escultor Teixeira Lopes.
A sua obra, sobretudo ao nível da caricatura (Cartoon), encontra-se abundantemente publicada, entre outros periódicos, no jornal O Primeiro de Janeiro, desde 1939 até à década de 50 do século XX.
Trabalhou na Litografia do Bolhão a partir de 1934, como desenhador, sobretudo realizando os mais variados trabalhos publicitários: cartazes, panfletos, calendários e anúncios, principalmente para a empresa Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas.
Em paralelo, realizou múltiplos programas de festas, de filmes e de peças teatrais, sem esquecer as caricaturas para os livros dos alunos finalistas de diferentes faculdades.
Ao nível das distinções mais significativas, foi premiado no Concurso de Caricaturas da Casa do Pessoal da Emissora Nacional (1948), recebeu a 3ª Medalha de Caricatura da Sociedade Nacional de Belas Artes (1951) e, por duas vezes, o Prémio de Caricatura "Leal da Câmara", também da Sociedade Nacional de Belas Artes (1954 e 1956).
Este notável artista deixou uma marca inconfundível na imprensa e no meio teatral da sua cidade natal. A Câmara Municipal do Porto atribuiu o seu nome a uma artéria da cidade.

A partir de hoje serão publicados trabalhos publicitários, sobre Vidago, de Cruz Caldas.


Esboço a aguarela para calendário de parede (Setembro/Outubro) da Empresa Melgaço Vidago & Pedras Salgadas, tendo como objecto principal as águas de Vidago em garrafa, e como "pano de fundo" o campo de golfe.

Um abraço e até breve...

sábado, 5 de julho de 2014

Fonte nº 2

Hoje, vamos passar pela Fonte nº 2...


Para quem não sabe, a água da fonte nº2 não é e nunca foi comercializada, é apenas bebível.

Até breve e bom fim de semana...

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Vinhos Quinta de Arcossó - Medalha de Ouro e Mercado Alemão

Prémios atrás de prémios, a Quinta de Arcossó já é uma grande referência a nível nacional e internacional. 

Medalha de Ouro - "Concurso Vinhos de Portugal - 2014"


O alemão Hendrik Thoma revela a selecção dos 50 Grandes Vinhos portugueses para o mercado alemão, onde não faltou a Quinta de Arcossó.




O mercado alemão conheceu, recentemente, a selecção dos 50 Grandes Vinhos Portugueses do Master Sommelier Hendrik Thoma. Após ter sido divulgada em Frankfurt, no Kameha Suite Taunusanlage 20, a lista foi revelada no passado dia 4 de Junho em Hamburgo, no Atlantic Kempinski Hotel


Hendrik Thoma foi convidado pela ViniPortugal para liderar o lançamento da apresentação dos 50 Grandes Vinhos Portugueses, guiado pelo sucesso alcançado no Reino Unido, Estados Unidos e Brasil. Conquistar o público consumidor, trade e líderes de opinião para o vinho português é o objectivo prioritário da iniciativa que pretende fortalecer a notoriedade e o conhecimento dos Vinhos de Portugal no mercado alemão. 

Um abraço e bons vinhos...

domingo, 1 de junho de 2014

1 de Junho - Dia Mundial da Criança

Tudo começou depois da II Guerra Mundial, em 1945, devido às más condições em que as crianças viviam nesse período pós-guerra. Nessa altura, os países da Europa e Oriente entraram em crise e as populações destes países viviam muito mal... em especial as crianças.

Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Esse dia foi celebrado pela primeira vez no dia 1 de Junho de 1950.

Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a: 

- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais



A 20 de Novembro de 1959, estes direitos foram passados para o papel e foi legalmente aprovada a "Declaração dos Direitos das Crianças", um documento com um conjunto de leis sobre a protecção das crianças.


Feliz dia para todas as crianças, principalmente, vidaguenses!

Um abraço e até breve...

segunda-feira, 19 de maio de 2014

V Raid Fotográfico - Água na objetiva

O “V Raid Fotográfico – Água na objetiva”, é organizado pelo Blog “Meu Vidago” e pela Casa de Cultura de Vidago, que tem por objectivos a busca valorativa da fotografia enquanto forma de expressão artística dinâmica e multifacetada e estímulo da criatividade daqueles que se dedicam, de forma profissional ou amadora, ao prazer de captar e fixar imagens.

O V Raid realiza-se no dia 7 de junho de 2014, a partir das 10h00, tendo o seu início na sede da Casa de Cultura de Vidago – Largo da Praça - loja 14, local da credenciação dos participantes, onde deverão comparecer entre as 10h00 e as 10h30. A entrega de trabalhos será feita no mesmo local até às 16h00, do mesmo dia.





Os prémios a atribuir serão os seguintes:

1º Prémio – Fim-de-semana para 2 pessoas em regime de APA no SOLAR DE OURA – Oura
2º Prémio – 1 Voucher no SPA do Vidago Palace Hotel - Vidago
3º Prémio – 1 Jantar para 2 pessoas no Restaurante do PRIMAVERA PERFUME HOTEL - Vidago


Os prémios e certificados de participação serão entregues dia 21 de junho 2014, na 
Festa das Sopas, após o escrutínio a realizar no mercado municipal de Vidago. 


Regulamento clica aqui
Inscrição online clica aqui

Este blog agradece, mais uma vez, a parceria do Solar de Oura, do hotel Vidago Palace, do hotel Primavera Perfume Hotel e dos apoios da Junta de Freguesia de Vidago e do Município de Chaves.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Vidago Palace Hotel - Portão


Sejam bem vindos!



(Bilhete postal da edição Union Postale Universelle - não circulado)

Para terminar, não se esqueçam deste provérbio: 

"Quem parte leva saudades, quem fica saudades tem"

Um abraço e até breve...

terça-feira, 6 de maio de 2014


Uma enjeitada rotunda!

Já lá vão uns bons anos que que a A24 serve, e bem, a vila de Vidago. A distância relativa que une a localidade às principais cidades do norte de Portugal traduz-se num inquestionável benefício para quem aqui vive e, também, para quem nos visita.

A crónica que hoje levo ao conhecimento dos leitores tem a ver com uma situação duradoura e inexplicavelmente triste que se prende com a rotunda de acesso da A24, à nossa estância termal. Já há dois ou três anos, e porque me parecia tempo a mais para tanto desmazelo, o Jornal de Notícias publicou uma crónica que entendi efetuar sobre este assunto.

Volvidos que são todos estes anos mantém-se o estado deplorável da pobre rotunda que bem poderia ser, para quem chega, o primeiro sinal de vitalidade da fresca e cosmopolita vila. Pelo contrário, o aspecto deplorável da rotunda é bem revelador de um grande desprezo pela localidade e, também, de enorme desconsideração pelas pessoas que ali vivem e, ainda, pelas que nos visitam!

Deixo um desafio! Percorra-se o país e descubra-se onde exista uma situação paralela! Não devo pronunciar-me sobre quem, institucionalmente, caberá a responsabilidade de pôr termo a esta situação. Porém, todos sabemos que haverá, certamente, alguém no âmbito autárquico ou na grande empresa que mais interesses, económicos e turísticos, tem em Vidago, força suficiente para influenciar o arranjo de uma solução para melhorar tão deprimente rotunda!

Floripo Salvador

Maio 2014


sábado, 26 de abril de 2014

Restos de Colecção

Em Vidago, é possível encontrar uma placa metálica que resiste em permanecer, sabendo nós que a informação que ela contém já não é verdadeira.

Desde 2005, que a fábrica de engarrafamento de águas de Vidago foi transferida para as Pedras Salgadas e que gerou polémica por parte da população, da Junta de Freguesia de Vidago e da Câmara Municipal de Chaves.

Agora, e até ver, ainda resiste esta simples placa, numa espécie de "Restos de Colecção".



Um abraço e até breve...