quarta-feira, 13 de março de 2019

Eng. Amaro da Costa e Vidago | 1965

Estávamos no verão de 1965 quando o Vidago Palace Hotel recebeu como hóspede o Eng. Adelino Amaro da Costa e sua família. Prova disso é o cartão de livre trânsito à piscina desse hotel, para o ano de 1965.



(Cartão impresso na gráfica Bolhão - Porto | 5.000 ex. 1964)

Adelino Amaro da Costa

Político democrata-cristão português, nasceu em 1943, em Lisboa. Frequentou o Instituto Superior Técnico da capital, onde se licenciou, em Engenharia Civil.
Com a revolução do 25 de Abril e o período conturbado que se lhe seguiu, manteve sempre a serenidade, apesar dos vários ataques feitos às sedes do Centro Democrático Social (CDS), partido de que foi cofundador e o primeiro secretário-geral.
Foi deputado à Assembleia Constituinte e, depois, à Assembleia da República, de 1975 a 1980, e presidente do grupo parlamentar do seu partido, distinguindo-se pelas suas qualidades oratórias.
No VI Governo Constitucional (1980), da Aliança Democrática (AD), ocupou a pasta da Defesa. Faleceu, nesse ano, em Camarate, no desastre de aviação que vitimou também o chefe do Governo, Francisco Sá Carneiro, em plena campanha eleitoral para a Presidência da República. Investigações surgidas em 1995 levantaram a hipótese de não ter sido um acidente, mas sim um atentado contra o próprio Amaro da Costa, por este ter em seu poder documentos respeitantes a um negócio ilegal de armas.

Um abraço e até breve...

1 comentário:

Unknown disse...

Excelente político e com relevantes trabalhos na área de educação no GEP,gabinete de estudos da educação,conjuntamente com Frausto da Silva,Marçalo Grilo e outros.A eles se devem as reformas educativas dos finais dos anos 60 com o Ministro Veiga Simão!