segunda-feira, 18 de março de 2019

Eugénia Campilho (SANTA EUGÉNIA)



EUGÉNIA CAMPILHO
99º aniversário da sua morte.

A data escolhida para a entrevista foi 18 de Março de 1919. Precisamente no ano em que a histórica figura perfazia 74 anos. Faleceria, na mesma data, mas no ano seguinte.



Eugénia Adelaide de Morais Campilho Montalvão, nasceu em 14 de Junho de 1844 e faleceu em 18 de Março de 1920. Era irmã de Ana Augusta de Morais Campilho Montalvão e, em consequência, cunhada de Augusto César Campilho (proprietário das Águas Campilho).





(registo de nascimento de Eugénia Campilho)


No que concerne a Eugénia Adelaide de Morais Campilho Montalvão “a Santa Eugénia” e segundo relatos que foram atravessando gerações, era uma verdadeira Senhora e do povo. Por exemplo, Ambrozina Oliveira Cruz (que conheceu, muito bem a nossa “Santa Eugénia”) transmitiu aos seus descendentes imagens comportamentais de Eugénia Campilho. Assim, dizia que não obstante ser fidalga e rica, sentia enorme preocupação em auxiliar os mais necessitados. Ainda num tempo em que Vidago era uma simples aldeia, a sua postura de pessoa simples e generosa granjeou-lhe enorme respeito e estima por parte de toda a comunidade local. 

Ou seja, ainda em vida, Eugénia Campilho, já era venerada pelo seu povo que também a tratava por A JUSTA."















OBS:
Este texto, assim como o vídeo da entrevista a Eugénia Campilho (Santa Eugénia), serão passíveis de ser visualizados nas páginas do Facebook da Casa de Cultura de Vidago, SINAL TV, Amigos de Vidago, Vidago passado e presente, pessoas e património.

Amanhã, dia 20 de Março, será publicada nas páginas acima descritas, uma crónica intitulada, CURIOSIDADES DA FAMÍLIA CAMPILHO. O documento contém informação, detalhada, muito interessante e preciosa sobre a história desta família que marcou, de forma indelével, a aldeia de Vidago, principalmente, durante a última metade do Século XIX e primeira do Século XX.


Um abraço e até breve...

Sem comentários: