domingo, 14 de julho de 2024

Feira de Vidago | Joaquim dos Santos Júnior | Setembro 1944

No seguimento da minha publicação do passado dia 17 de Junho, passo a publicar mais cinco fotografias, da autoria do Dr. Joaquim dos Santos Júnior, aquando da sua passagem pela nossa região, em Setembro de 1944. Estas cinco fotografias, e mais quatro que publicarei, retratam outro tipo de comércio importante que encontrávamos nas feiras do país, o comércio da Olaria.

Como também já referi em publicações anteriores, o fabrico de loiça preta nasceu em Selhariz, no segundo quartel do século XX, devido ao facto de para aí ter ido trabalhar o oleiro, Silvino da Silva, natural de Vilar de Nantes.

Silvino da Silva fazia cântaros, alguidares, tanhas, cafeteiras, caçoilas, garrafões, púcaros, denotando-se nas suas peças uma elevada qualidade. Mas, para além dessa produção necessária a satisfazer as necessidades de uma população rural, deleitava-se também a criar modelos que lhe eram ditados pela sua fértil imaginação. De lembrar que as suas peças eram assinadas e datadas por ele, como se fosse uma marca de garantia.











A loiça vendia-a pelas redondezas, com o auxílio de sua mulher, Maria Rita. Com a sua morte, em Dezembro 1962, terminou em Selhariz o fabrico de loiça preta.


Agradecimentos: Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo


Um abraço e até breve....

Sem comentários: