quarta-feira, 7 de julho de 2010

Vidago Palace Hotel - 1910 - 2010

Hoje vou quebrar a rotina semanal, não vou publicar um bilhete postal sobre o Vidago Palace Hotel mas sim, três imagens deste hotel. São imagens que retratam as três fases deste grande projecto, o ante-projecto, a construção e a conclusão. A primeira mostra-nos o belo projecto do distinto arquitecto Miguel Ventura Terra, que por o orçamento ir além do que a Empresa desejava despender, foi então substituído pelo da Empresa Construtora do Porto. A segunda é uma imagem do hotel já em construção e a terceira a conclusão do hotel, a dois meses da sua inauguração.
Hora vejamos...


(imagem retirada da revista "Illustração Portugueza" - nº 80 de 2 de Setembro de 1907)

Para este projecto o nome do hotel seria "Grande Hotel do Monte", porque a sua localização seria no cimo da encosta, nas traseiras no actual hotel. A comunicação com as nascentes situadas na base da montanha seria feita por meio de um teleférico, semelhante ao de Braga-Sameiro.

(imagem gentilmente oferecida pelo amigo Carlos Caria)

Como diz na imagem trata-se do então Vidago Palace Hotel em construção. As obras terão sido iniciadas em princípios de Março de 1908.

(imagem retirada da revista "Illustração Portugueza" - nº 233 de 8 de Agosto de 1910)

Preste a ser inaugurado (6 de Outubro de 1910), aqui temos o grandioso Vidago Palace Hotel! Já li várias publicações e livros onde os seus autores afirmam ser um dos mais modernos e notáveis hotéis do mundo. Para mim e conhecendo vários hotéis do país, este edifício é, sem dúvida, o mais belo hotel de Portugal e com muitas histórias para contar...

Um abraço e até breve.

Sem comentários: