sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Termalismo público em Vidago - O regresso

Acabou de chegar-me uma notícia de um amigo que trabalha no semanário Expresso sobre o regresso do termalismo público em Vidago. Depois de ler a dita notícia, fiquei contente mas também um pouco apreensivo porque quando estas coisas vêm do lado do poder local, há que desconfiar...
Agora vamos à notícia.

Chaves e Vidago

7 milhões de euros para termalismo público

O termalismo público está de regresso a Vidago. A Câmara Municipal de Chaves e a UNICER estabeleceram uma parceria de colaboração que irá permitir a construção de um balneário termal em Vidago. Mas, os investimentos nesta área não ficam por aqui. Pela primeira vez, a nível nacional, será criado em Chaves um Centro de Competências em Turismo, Termalismo, Saúde e Bem-Estar, ao mesmo tempo que o processo da construção de uma nova unidade hoteleira em Pedras Salgadas, inserida no projecto termal da Unicer, também teve novos avanços.

É um dos maiores investimentos feitos no distrito de Vila Real, no âmbito do termalismo público, que tem como protagonistas a Câmara Municipal de Chaves e a empresa Unicer. Depois de alguns anos de serviço público de termalismo interrompido, a vila de Vidago vai recuperar o seu estatuto e voltar a ser procurada por aquistas e doentes que precisam de tratamentos termais. Esta aposta na qualificação e modernização dos equipamentos termais do concelho, nomeadamente em Chaves e Vidago, foi assumida pelo presidente do Município, João Baptista.

No que concerne a Vidago, apesar da oferta privada da Unicer, a concretização do projecto está a ser aguardada com muita expectativa, sabendo-se do reflexo económico que o termalismo público pode trazer à vila. A interrupção desta oferta, durante alguns anos, provocou no sector do alojamento e restauração muitos prejuízos e obrigou ao encerramento de pensões, residenciais e hotéis.

O novo balneário, a construir, terá características inovadoras, conforme nos adiantou o autarca. "Temos um projecto para um Balneário Termal em Vidago em coordenação com a Unicer. O projecto está a ser ultimado, temos já a aprovação desse projecto no âmbito do PROVER, num montante de 3,3 milhões de euros. Será um investimento num balneário pedagógico, ou seja, um balneário que permita a aprendizagem de práticas termais aos estudantes. Pretendemos formar jovens numa área que é um recurso natural importante. Vidago nasceu com as termas e é para continuar".

A obra terá a duração de 18 a 24 meses e deverá começar em 2012, estando prevista a abertura do balneário em 2014.


José Manuel Cardoso
Será desta vez? A ver vamos...

Um abraço e até breve...

Sem comentários: